A base fundamental da educação inclusiva consiste em assegurar que a escola seja um ambiente de
aprendizado acessível a todos, promovendo o respeito e a valorização das diferenças como
elementos enriquecedores para o desenvolvimento coletivo.
Neste contexto, podemos afirmar que:
✂️ a) Na educação inclusiva, os métodos e estratégias educacionais são desenvolvidos de forma a
atender às necessidades individuais e habilidades específicas dos estudantes, proporcionando um
ambiente inclusivo que valoriza a diversidade. Essas práticas enriquecem a experiência educacional
para toda a comunidade escolar, promovendo a compreensão, a empatia e o respeito entre os
estudantes. ✂️ b) A Educação Inclusiva é uma modalidade de ensino que perpassa todas as outras modalidades,
objetivando a implementação de estratégias, técnicas e recursos pedagógicos específicos, bem
como a adaptação do ambiente escolar para promover a inclusão e o desenvolvimento pleno dos
alunos. Pode incluir, por exemplo, o uso de tecnologias assistivas, a presença de profissionais
especializados, como psicopedagogos e terapeutas, e a colaboração estreita entre escola, família e
comunidade. ✂️ c) Na educação inclusiva, deve-se assegurar o direito legal a um segundo professor que tem por
objetivo proporcionar um ambiente de aprendizagem inclusivo e equitativo, garantindo que os alunos
com necessidades especiais recebam o apoio necessário para alcançar seu pleno potencial
acadêmico, social e emocional. Isso envolve a individualização do ensino, a adaptação de
estratégias pedagógicas, a implementação de recursos adequados e a promoção de uma cultura
escolar que valorize a diversidade e a inclusão. ✂️ d) Segundo os conceitos fundamentais da inclusão, observa-se a necessidade apresentada em
diagnósticos clínicos, devidamente registrados pelo médico neurologista, no qual deve descrever as
habilidades que a escola deve desenvolver e os apoios necessários para promover o acesso
equitativo à educação. Essa abordagem reconhece a importância da colaboração interdisciplinar
entre profissionais da saúde e da educação para garantir que as necessidades individuais dos
alunos sejam atendidas de forma adequada e que sejam oferecidos os recursos necessários para
apoiar seu desenvolvimento acadêmico e pessoal dentro do ambiente escolar inclusivo.