“A primeira lei a estabelecer diretrizes e bases da educação nacional, em todos os seus ramos
e níveis, do pré-primário ao superior, foi a Lei n.4.024, de 20 de dezembro de 1961. Na verdade,
o projeto havia chegado ao Congressos Nacional ainda em 1948, tendo sido discutido durante
13 anos.”
Texto extraído de: PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da educação : de Confúcio a Paulo Freire. 2.ed. São
Paulo: Contexto, 2021, p.204. Marque a alternativa que NÃO caracteriza a Lei de Diretrizes e Bases de 1961:
✂️ a) A lei estabelece que a educação nacional tem por fim, entre outros pontos, a compreensão
dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da Família e dos demais
grupos que compõem a sociedade; o respeito à dignidade e às liberdades fundamentais do
homem; a preservação e expansão do patrimônio cultural. ✂️ b) Com a LDB de 1961, os currículos passaram a ser padronizados, com o estudo das mesmas
disciplinas em todas as escolas do país. O currículo nacional era constituído por disciplinas
obrigatórias indicadas pelo Conselho federal de Educação, estando entre elas Português,
História, Geografia, Matemática, Ciências e Educação Física. ✂️ c) A educação nacional compreenderia quatro níveis ou graus: educação pré-primária, para
menores até 7 anos; ensino primário, com um mínimo de quatro séries anuais, podendo ser
ampliado para até seis séries pelo sistema de ensino; ensino médio composto por dois ciclos
(ginasial de 4 anos, e colegial, de 3 anos) e ensino superior. ✂️ d) Duas grandes diferenças podem ser apontadas em relação à legislação educacional anterior:
em primeiro lugar, quanto à própria elaboração, pois, diferentemente da legislação anterior,
a LDB de 1961 tramitou no Congresso antes de ser aprovada e promulgada; em segundo
lugar, quanto ao seu alcance, pois a lei de 1961 abrangeu todos os ramos e níveis. ✂️ e) Ao longo dos 13 anos de tramitação da lei no Congresso Nacional, duas correntes
radicalizaram suas posições: a dos defensores da escola pública, representada
principalmente pelos educadores filiados ao movimento da educação nova, e a dos
defensores da escola privada, ligados aos meios católicos.