O trabalho pedagógico na escola pública deve ser
orientado por uma fundamentação filosófica, política e
educacional que visa à formação integral do sujeito.
Considerando essa natureza complexa e multifacetada, qual
das afrimações a seguir reflete uma prática pedagógica que
articula essas três dimensões de maneira coerente e efetiva?
a) A adoção de um currículo rígido e centralizado, que
uniformiza as práticas pedagógicas em todas as escolas
públicas do País, garantindo a equidade no acesso ao
conhecimento.
b) A implementação de práticas pedagógicas baseadas em
uma abordagem tecnicista, focando na eficiência e na
padronização dos resultados de aprendizagem como forma
de melhorar a qualidade da educação.
c) A centralização do planejamento pedagógico nas mãos dos
gestores escolares, que são responsáveis por definirem as
metas e estratégias de ensino, assegurando que todos os
professores sigam um plano unificado.
d) A utilização de metodologias que incentivam a autonomia do
aluno, promovendo a construção do conhecimento a partir de
suas vivências e experiências sociais, e articulando essa
prática com uma reflexão crítica sobre a realidade social.
e) A priorização do conteúdo acadêmico em detrimento das
discussões sobre valores éticos e sociais, com o objetivo de
fortalecer o desempenho dos alunos nas avaliações externas
e melhorar o ranking da escola.