Considere a afirmação:
“A educação tem duas funções principais numa
sociedade capitalista: a produção das qualificações
necessárias ao funcionamento da economia, e a formação
de quadros e a elaboração de métodos para um controle
político.”
Mészáros, in Marx e a Teoria da Alimentação, 1981.
Tendo por base as discussões referentes às
concepções teóricas e práticas correlatas que
fundamentam a educação, a afirmação citada indica que:
✂️ a) dentro de uma compreensão dialética da realidade
histórica, as dimensões econômicas, científicas,
técnicas e políticas da educação se constroem de
forma articulada por diferentes mediações e, por se
darem numa sociedade de classes, se produzem
dentro de contradições, conflitos, antagonismos e
disputas. ✂️ b) a compreensão dialética da realidade tem base,
principalmente,
nas
dimensões
artísticas,
socioculturais, econômicas, científicas, técnicas e
políticas
da educação, por se construir,
isoladamente, em sociedades tradicionais, as quais
não há conflitos, antagonismos e disputas. ✂️ c) dentro de uma compreensão histórica, as
dimensões dialéticas, econômicas, científicas,
técnicas e políticas da educação não influenciam a
construção de uma sociedade de classes,
produzindo
apenas contradições, conflitos,
antagonismos e protagonismo. ✂️ d) a compreensão dialético-histórica fundamenta-se
nas
dimensões
artísticas,
antropológicas,
filosóficas, políticas da educação, que não se
constroem de forma articulada por diferentes
mediações e, por não se materializarem em uma
sociedade de classes, se produzem dentro de
contradições, conflitos, antagonismos e disputas. ✂️ e) dentro de uma compreensão dialética da realidade
histórica, as dimensões econômicas, científicas,
técnicas e políticas da educação não se constroem
articuladas por diferentes mediações, assim como,
por não se darem numa sociedade de classes, não
se produzem dentro de contradições, conflitos,
antagonismos e disputas.