Segundo Severino (2006), “A educação é processo
inerente à vida dos seres humanos, intrínseco à
condição da espécie, uma vez que a reprodução dos
seus integrantes não envolve apenas uma memóriagenética, mas, com igual intensidade, pressupõe uma
memória cultural, em decorrência do que cada novo
membro do grupo precisa recuperá-la, inserindo-se no
fluxo de sua cultura. Ao longo da constituição
histórico-antropológica da espécie, esse processo de
inserção foi se dando, inicialmente, de forma quase
que instintiva, prevalecendo o processo de imitação
dos indivíduos adultos pelos indivíduos jovens, nos
mais diferentes contextos pessoais e grupais que
tecem a malha da existência humana”. Com a
“complexificação da vida social”, no entanto, a
educação passa por adequações, como o(a):
✂️ a) adoção de prática marcada por pesquisas em
Ciências Humanas e Sociais, que é a base da
Ciência, sendo seguida, posteriormente, pelas
Ciências Naturais. ✂️ b) criação de circunstâncias dadas pelo mundo
imaterial (a natureza física) e pelo mundo social (a
sociedade e a cultura) como referências internas
de sua vida. ✂️ c) implementação de práticas sistemáticas e
intencionais destinadas a cuidar, especificamente,
do processo relacionado à memória, por meio de
edificação de igrejas. ✂️ d) implementação de instituições especializadas,
formais, para redefinição do aspecto genético dos
novos membros no tecido sociocultural. ✂️ e) surgimento da Instituição Escola, que não suprime
o processo abrangente de educação informal, que
continua presente e atuante no âmbito da vida
social em geral, graças às atividades interativas da
convivência humana.