A avaliação da aprendizagem, quando compreendida como um processo contínuo e intrínseco à prática pedagógica, transcende a
mera mensuração de resultados. Ao considerar as dimensões formativa e diagnóstica, o professor assume um papel ativo na construção de conhecimentos significativos. Com base nessa perspectiva, marque V  para as afirmativas verdadeiras e F  para as falsas.        
( ) A avaliação formativa se assemelha a uma avaliação diagnóstica, como quando identifica novas dificuldades durante o
processo, mas não são a mesma coisa, pois a formativa tem um caráter contínuo e ajustável ao longo do tempo.
  ( ) A avaliação diagnóstica, por ocorrer no início do processo de ensino, tem como principal objetivo classificar os alunos em
grupos homogêneos, facilitando a organização do trabalho pedagógico.  
( ) A avaliação formativa, ao fornecer feedback  contínuo aos alunos, permite que o professor ajuste suas práticas pedagógicas
e que os estudantes reflitam sobre seu próprio processo de aprendizagem.
  ( ) A avaliação da aprendizagem deve ser vista como um instrumento semelhante ao contrato didático, utilizado pelo professor para controlar o processo de ensino e promover o clima escolar em sala de aula.  
( ) A avaliação formativa e a avaliação diagnóstica são processos independentes, com objetivos distintos: a primeira busca
acompanhar o progresso, e a segunda, identificar dificuldades.
  ( ) Ambas as avaliações são complementares, mas a avaliação diagnóstica possui um caráter classificatório, enquanto a
avaliação formativa tem como foco a melhoria contínua da aprendizagem.
        A sequência correta está em
  ✂️             a) V, F, V, F, F, F.      ✂️             b) F, F, V, V, F, V.      ✂️             c) F, V, F, V, V, F.      ✂️             d) V, V, F, F, V, V.