De acordo com o Currículo Paulista, as mudanças curriculares
pensadas para o Ensino Médio devem ser pautadas por
abordagens pedagógicas mais práticas, interativas, inclusivas e
diversificadas, e precisam
a) reconhecer a cultura hegemônica e priorizar o
desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à
memorização de conteúdos, de forma a garantir o
desenvolvimento da disciplina, da responsabilidade e da
obediência às normas e regras reconhecidas.
b) compreender a transitoriedade das expressões culturais das
juventudes, e definir quais delas devem ser consideradas no
processo de ensino-aprendizagem, garantindo o
desenvolvimento de responsabilidade, disciplina e de seu
projeto de vida.
c) considerar as culturas juvenis, a diversidade e singularidade de
cada estudante, garantindo o desenvolvimento da autonomia,
da responsabilidade, do protagonismo e de seu projeto de
vida.
d) definir a expressão cultural socialmente aceita, e organizar
atividades que permitam aos jovens tomar contato com ela e
desconsiderar outras expressões de cultura que conheçam,
garantindo o desenvolvimento de responsabilidade,
autonomia, protagonismo e de seu projeto de vida.
e) considerar as culturas juvenis, a diversidade e singularidade de
cada estudante, garantindo o desenvolvimento da
responsabilidade e disciplina, evitando assim práticas que
favoreçam o protagonismo e a autonomia.