Leia o excerto a seguir: “A inclusão educacional requer professores
preparados para atuar na diversidade, compreendendo as diferenças e valorizando as potencialidades de cada estudante de modo que o ensino favoreça a aprendizagem de todos. A inexistência desta
formação gera o fenômeno da pseudoinclusão, ou
seja, apenas da figuração do estudante com deficiência na escola regular, sem que o mesmo esteja
devidamente incluído no processo de aprender. Estar matriculado e frequentando a classe regular não
significa estar envolvido no processo de aprendizagem daquele grupo.”
Fonte: Pimentel, Susana Couto. O professor e a educação
inclusiva: formação, práticas e lugares. In: Org: Theresinha
Guimarães Miranda eTeófilo Alves Galvão Filho. Formação
de professores para a inclusão saberes necessários e
percursos formativos. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 140. Após a leitura do excerto e a partir da tese defendida por Pimentel, analise que tipo de ação é necessária, em sua prática inclusiva, pelo docente:
a) investir em atividades de menor complexidade, de maneira que todos os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem previstos
no projeto de curso.
b) criar um currículo novo a partir do desenvolvimento real em sua turma, de modo a assegurar o atendimento à diversidade existente
na sala de aula.
c) obter um conjunto de saberes quanto ao ato
de aprender e à mediação pedagógica no
processo de ensinar, de forma a investir na
autonomia do estudante.
d) limitar as avaliações escolares, a fim de aproveitar o tempo pedagógico dos estudantes
com as adaptações curriculares necessárias.