Questões Pedagogia Teorias e Práticas para o Ensino de História

A BNCC de História, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, contempla, inicialmente, a c...

Responda: A BNCC de História, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, contempla, inicialmente, a construção do sujeito. O processo tem início quando a criança toma consciência da existência de um “Eu” e de um...


1Q907961 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor Anos Iniciais, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A BNCC de História, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, contempla, inicialmente, a construção do sujeito. O processo tem início quando a criança toma consciência da existência de um “Eu” e de um “Outro”. O exercício de separação dos sujeitos é um método de conhecimento, uma maneira pela qual o indivíduo toma consciência de si, desenvolvendo a capacidade de administrar a sua vontade de maneira autônoma, como parte de uma família, uma comunidade e um corpo social.
Considerando a BNCC e o ensino da História, anos iniciais do Ensino Fundamental, avalie as afirmativas a seguir.
I. Do 1º ao 5º ano, as habilidades trabalham com diferentes graus de complexidade, mas o objetivo primordial é o reconhecimento do “Eu”, do “Outro” e do “Nós”.
II. 3º e no 4º ano contemplam-se a noção de lugar em que se vive e as dinâmicas em torno da cidade, com ênfase nas diferenciações entre a vida privada e a vida pública, a urbana e a rural. Nesse momento, também são analisados processos mais longínquos na escala temporal, como a circulação dos primeiros grupos humanos.
III. no 5º ano a ênfase está em pensar a diversidade dos povos e culturas e suas formas de organização. A noção de cidadania, com direitos e deveres, e o reconhecimento da diversidade das sociedades pressupõem uma educação que estimule o convívio e o respeito entre os povos.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, de fato, propõe que o ensino de História trabalhe inicialmente a construção do sujeito, com a criança tomando consciência do “Eu” e do “Outro”. Isso é fundamental para o desenvolvimento da autonomia e da compreensão social.

A afirmativa I está correta porque do 1º ao 5º ano as habilidades de História buscam justamente o reconhecimento do “Eu”, do “Outro” e do “Nós”, promovendo a construção da identidade e da relação social.

A afirmativa II também está correta, pois nos 3º e 4º anos a BNCC prevê o estudo da noção de lugar, das dinâmicas urbanas e rurais, além da introdução a processos históricos mais amplos, como a circulação dos primeiros grupos humanos, ampliando a escala temporal e espacial do conhecimento.

A afirmativa III está correta ao destacar que no 5º ano o foco está na diversidade dos povos e culturas, suas formas de organização social, e na noção de cidadania, direitos e deveres, enfatizando o respeito e o convívio entre diferentes grupos sociais.

Portanto, as três afirmativas estão alinhadas com a BNCC e o ensino de História nos anos iniciais, confirmando que a alternativa correta é a letra a).

Segunda resolução:

Revisando cada afirmativa, percebe-se que todas refletem os objetivos e conteúdos previstos na BNCC para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A progressão do reconhecimento do sujeito, a compreensão do espaço vivido e a valorização da diversidade cultural e cidadã são eixos centrais do currículo. Assim, a alternativa a) é confirmada como correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.