Questões Pedagogia Teorias e Práticas para o Ensino de História
A BNCC de História, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, contempla, inicialmente, a c...
Responda: A BNCC de História, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, contempla, inicialmente, a construção do sujeito. O processo tem início quando a criança toma consciência da existência de um “Eu” e de um...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, de fato, propõe que o ensino de História trabalhe inicialmente a construção do sujeito, com a criança tomando consciência do “Eu” e do “Outro”. Isso é fundamental para o desenvolvimento da autonomia e da compreensão social.
A afirmativa I está correta porque do 1º ao 5º ano as habilidades de História buscam justamente o reconhecimento do “Eu”, do “Outro” e do “Nós”, promovendo a construção da identidade e da relação social.
A afirmativa II também está correta, pois nos 3º e 4º anos a BNCC prevê o estudo da noção de lugar, das dinâmicas urbanas e rurais, além da introdução a processos históricos mais amplos, como a circulação dos primeiros grupos humanos, ampliando a escala temporal e espacial do conhecimento.
A afirmativa III está correta ao destacar que no 5º ano o foco está na diversidade dos povos e culturas, suas formas de organização social, e na noção de cidadania, direitos e deveres, enfatizando o respeito e o convívio entre diferentes grupos sociais.
Portanto, as três afirmativas estão alinhadas com a BNCC e o ensino de História nos anos iniciais, confirmando que a alternativa correta é a letra a).
Segunda resolução:
Revisando cada afirmativa, percebe-se que todas refletem os objetivos e conteúdos previstos na BNCC para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A progressão do reconhecimento do sujeito, a compreensão do espaço vivido e a valorização da diversidade cultural e cidadã são eixos centrais do currículo. Assim, a alternativa a) é confirmada como correta.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, de fato, propõe que o ensino de História trabalhe inicialmente a construção do sujeito, com a criança tomando consciência do “Eu” e do “Outro”. Isso é fundamental para o desenvolvimento da autonomia e da compreensão social.
A afirmativa I está correta porque do 1º ao 5º ano as habilidades de História buscam justamente o reconhecimento do “Eu”, do “Outro” e do “Nós”, promovendo a construção da identidade e da relação social.
A afirmativa II também está correta, pois nos 3º e 4º anos a BNCC prevê o estudo da noção de lugar, das dinâmicas urbanas e rurais, além da introdução a processos históricos mais amplos, como a circulação dos primeiros grupos humanos, ampliando a escala temporal e espacial do conhecimento.
A afirmativa III está correta ao destacar que no 5º ano o foco está na diversidade dos povos e culturas, suas formas de organização social, e na noção de cidadania, direitos e deveres, enfatizando o respeito e o convívio entre diferentes grupos sociais.
Portanto, as três afirmativas estão alinhadas com a BNCC e o ensino de História nos anos iniciais, confirmando que a alternativa correta é a letra a).
Segunda resolução:
Revisando cada afirmativa, percebe-se que todas refletem os objetivos e conteúdos previstos na BNCC para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A progressão do reconhecimento do sujeito, a compreensão do espaço vivido e a valorização da diversidade cultural e cidadã são eixos centrais do currículo. Assim, a alternativa a) é confirmada como correta.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários