O sistema de ensino brasileiro passou por diversas
reformas ao longo do tempo e, no âmbito dessas reformas,
o ensino de História foi se modificando constantemente.
Entretanto, as reformas ocorridas nos anos 1930 e 1940
promoveram a centralização das políticas educacionais
e colocaram o ensino de História no centro das propostas
de formação da unidade nacional, consolidando, então,
a História como disciplina escolar.
Sobre o ensino de História nas reformas dos anos 1930 e
1940, é correto afirmar:
✂️ a) A reforma Gustavo Capanema, de 1942, aproximou o ensino de História da produção acadêmica universitária, abandonando assim as perspectivas positivistas que valorizavam os grandes homens e os grandes acontecimentos da História. ✂️ b) A Reforma de 1946 não tinha um autor especifico, entretanto ela propunha um ensino de História voltado para a análise crítica da sociedade brasileira, reconhecendo os diversos conflitos e abrindo espaço para as classes menos favorecidas como sujeitos da História. ✂️ c) A Reforma Gustavo Capanema, de 1942, estabeleceu a História do Brasil como disciplina autônoma e estipulou como seu objetivo fundamental a formação moral e patriótica. ✂️ d) A Reforma Francisco Campos, de 1931, destinou ao ensino de História um papel pouco importante no panorama da educação política, recomendando que se concentrassem os estudos nas sucessões dos governos e na história militar.