A partir do final dos anos 70 do século XX, novos
atores sociais na cena política, protagonizados pelos
movimentos populares, sobretudo os ligados ao gênero
e à etnia, passaram a reivindicar uma maior participação
e reconhecimento de seus direitos de cidadania.
Entre esses movimentos sociais, podemos indicar o
movimento indigenista, que reivindica, do governo,
a demarcação das terras indígenas e o direito à sua
própria cultura, e os movimentos de consciência negra,
que lutam, em todo o país, contra quaisquer formas de
preconceito e discriminação racial, bem como pelo direito à
diferença, pautada no estudo e valorização de aspectos da
cultura afro‑brasileira.
FERNANDES, José Ricardo Oriá. Ensino de História e diversidade
cultural: desafios e possibilidades. Cad. Cedes , Campinas, vol. 25,
n. 67, p. 378‑388, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.
br/pdf/ccedes/v25n67/a09v2567.pdf. p. 381.
Acesso em: 18 jun. 2024.
Nesse contexto, inicia-se a necessidade da valorização
da diversidade étnico‑cultural no sistema educacional
brasileiro, inserindo temáticas e conteúdos programáticos
sobre a História da África, da cultura africana, afro-brasileira
e indígena nos currículos.
Sobre o ensino de História e cultura africana e afro‑brasileira
na Educação Básica, assinale a alternativa correta.
✂️ a) Uma importante conquista para a sociedade brasileira foi a instauração do dia 13 de maio como o Dia da Consciência Negra, em alusão à morte de Zumbi dos Palmares. Essa é uma data bastante trabalhada e celebrada nas escolas brasileiras. ✂️ b) A orientação básica dos estudos da cultura africana e afro‑brasileira é a construção de uma identidade nacional, valorizando os aspectos comuns da cultura brasileira em detrimento das particularidades regionais e das minorias étnicas. ✂️ c) A promulgação da Lei nº 10.639/03 tornou obrigatório o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional nos currículos da Educação Básica. ✂️ d) Por afinidade de áreas do conhecimento, a temática em questão deve ser trabalhada prioritariamente nas disciplinas de História, Literatura e Educação Artística.