Os jogos podem ser classificados de diferentes formas, de acordo com o critério adotado. Vários autores se dedicaram ao
estudo do jogo, entretanto Piaget elaborou uma "classificação genética baseada na evolução das estruturas" (Piaget, apud [RIZ
97]). Piaget classificou os jogos em três grandes categorias que correspondem às três fases do desenvolvimento infantil: fase
sensório-motora (do nascimento até os 2 anos aproximadamente): a criança brinca sozinha, sem utilização da noção de regras;
fase pré-operatória (dos 2 aos 5 ou 6 anos aproximadamente): as crianças adquirem a noção da existência de regras e começam a jogar com outras crianças jogos de faz-de-conta; fase das operações concretas (dos 7 aos 11 anos aproximadamente): as
crianças aprendem as regras dos jogos e jogam em grupos. Esta é a fase dos jogos de regras como futebol, damas etc. Assim,
Piaget classificou os jogos correspondendo a um tipo de estrutura mental: jogo de exercício sensório-motor, jogo simbólico e
jogo de regras. Acerca do jogo de regras, é correto afirmar que:
✂️ a) O que caracteriza o jogo de regras é a existência de um conjunto de leis imposto pelo grupo, sendo que seu descumprimento é normalmente penalizado, e uma forte competição entre os indivíduos. ✂️ b) No jogo de regras, a criança tende a reproduzir as relações predominantes no seu meio ambiente e assimilar dessa
maneira a realidade e uma maneira de se autoexpressar. Estes jogos possibilitam à criança a realização de sonhos e
fantasias, revela conflitos, medos e angústias, aliviando tensões e frustrações. ✂️ c) A finalidade do jogo de regras é o próprio prazer do funcionamento, Estes exercícios consistem em repetição de
gestos e movimentos simples como agitar os braços, sacudir objetos, emitir sons, caminhar, pular, correr etc. ✂️ d) O jogo de regras aparece predominantemente entre os 2 anos e 6 anos de idade. A função desse tipo de atividade
lúdica, de acordo com Piaget, "consiste em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos
desejos”, ou seja, tem como função assimilar a realidade. (Piaget apud [RIZ 97])