Ao reconhecer que os indivíduos de uma nação, de uma comunidade, de um grupo compartilham seus conhecimentos, tais como
a linguagem, os sistemas de explicações, os mitos e cultos, a culinária e os costumes, e têm seus comportamentos compatibilizados
e subordinados a sistemas de valores acordados pelo grupo, dizemos que esses indivíduos pertencem a uma cultura.
(D’Ambrósio, 2007.)
O currículo é um conjunto de ideais, pois o mesmo deverá incorporar discussões sobre o ensino-aprendizagem, sobre os
procedimentos e as relações sociais que fazem parte do mesmo cenário em que os conhecimentos se ensinam e se aprendem,
sobre as mudanças que se deseja efetuar nos alunos e alunas, sobre os valores que procuram instigar e sobre quais as identidades deve-se construir dentro da escola.
(Candau, 2007.)
Sobre o exposto nos fragmentos de textos, na construção do currículo deve-se levar em conta os seguintes princípios básicos,
EXCETO:
✂️ a) O currículo está implicado em relações de poder; ele transmite visões sociais particulares e interessadas e produz identidades
individuais e sociais particulares. ✂️ b) O currículo não é um elemento transcendente e atemporal – ele tem uma história vinculada à formas específicas e contingentes de organização da sociedade e da educação. ✂️ c) O currículo é um conjunto neutro de conhecimentos, ou seja, não se refere ao resultado da seleção de alguém, ou da visão
de algum grupo acerca do que seja conhecimento legítimo. ✂️ d) O currículo não é estático, ele continua sendo construído; portanto, a análise e a compreensão do processo de produção do
conhecimento escolar ampliam a compreensão sobre as questões curriculares.