Maria Montessori foi uma das “discípulas” de Rousseau,
e seu nome é bem conhecido no que se trata de Educação
Infantil. A italiana é pioneira da “autoeducação”, conceito que
retira a responsabilidade do professor como única forma de
obter conhecimentos e coloca a criança na busca de seu
próprio aprendizado e o educador acompanha todo o
processo de perto, oferecendo sempre sua ajuda. Algumas
características de sua concepção são:
✂️ a) Criação de um campo de investigação denominado
epistemologia genética, uma teoria do conhecimento
centrada no desenvolvimento natural da criança, em que
o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde
o nascimento até o início da adolescência, quando a
capacidade plena de raciocínio é atingida. ✂️ b) Didáticas sensoriais largamente utilizadas começando
pelos anos iniciais (reconhecimento de cores, cheiros,
texturas e formas), aprendizagem a partir de suas
próprias experiências de procura e descoberta, criação
de materiais pedagógicos exclusivos que facilitam o
raciocínio, abrangendo as formas de conhecimento. ✂️ c) Interação entre aprendizagem e desenvolvimento,
produzindo abertura nas zonas de desenvolvimento
proximal definidas como distância entre aquilo que a
criança faz sozinha e o que ela é capaz de fazer com a
intervenção de um adulto e potencialidade para aprender,
que não é a mesma para todas as pessoas; ou seja,
distância entre o nível de desenvolvimento real e o
potencial. ✂️ d) Defesa de uma escola centrada na criança, que é vista
não como um indivíduo isolado, mas, fazendo parte de
uma comunidade, atribui grande ênfase ao trabalho: as
atividades manuais têm tanta importância quanto as
intelectuais, a disciplina e a autoridade resultam do
trabalho organizado.