A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso. Considere: I. Proposta feita por telefone, sem prazo, que não foi imediatamente aceita. II. Proposta feita a pessoa ausente sem a expedição da resposta dentro do prazo dado. III. Proposta em que posteriormente à sua formulação chegou ao conhecimento da outra parte a retratação do proponente. Dentre outras, deixa de ser obrigatória a proposta indicada APENAS em
Responder
💬 COMENTÁRIOS 📊 ESTATÍSTICAS 💾 SALVAR
💬 COMENTÁRIOS 📊 ESTATÍSTICAS 💾 SALVAR
A franqueadora X enviou à franqueada Y o instrumento
contratual de franquia. Esta, embora não tenha assinado e
restituído o documento àquela, colocou em prática os termos
contratados, tendo recebido treinamento da franqueadora,
utilizado sua marca e instalado as franquias. Inclusive, pagou à
franqueadora as contraprestações estabelecidas no contrato.
Nesse caso, embora não se tenha assinado o contrato, a
declaração tácita de vontade pode ser aferida à luz do seguinte
instituto do direito civil:
✂️ D) adimplemento substancial;
✂️ E) comportamento concludente.
Responder
💬 COMENTÁRIOS 📊 ESTATÍSTICAS 💾 SALVAR
💬 COMENTÁRIOS 📊 ESTATÍSTICAS 💾 SALVAR
Um famoso escritório de advocacia pediu a Heitor, artista plástico conhecido, que fizesse uma escultura a ser colocada no hall de entrada do prédio onde está instalado. Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
✂️ A) Ainda que não tenha sido formalizado contrato por escrito, é possível presumir o consentimento implícito de Heitor.
✂️ B) Considerando a natureza do serviço a ser prestado, se não tiver sido estipulada remuneração, presume-se a gratuidade.
✂️ C) Se a escultura entregue não corresponder à pretensão esperada, o recebedor poderá obstar o pagamento do serviço, ainda que a simples prestação enseje o pagamento.
✂️ D) Constando do contrato que a remuneração será paga na entrega da obra, mas não tendo sido estipulado o valor, presume-se aceito o preço a ser cobrado pelo artista.
✂️ E) Caso Heitor não saiba ler nem escrever, o contrato firmado será válido se tiver sido assinado por representante ou procurador.
Responder
💬 COMENTÁRIOS 📊 ESTATÍSTICAS 💾 SALVAR
💬 COMENTÁRIOS 📊 ESTATÍSTICAS 💾 SALVAR