Sobre a educação bilíngue , analise as alternativas a
seguir:
I. O modelo de educação bilíngue contrapõe-se ao
modelo oralista porque considera o canal visogestualde fundamental importância para a aquisição de
linguagem da pessoa surda. E contrapõe-se à
comunicação total porque defende um espaço efetivo
para a língua de sinais no trabalho educacional; por
isso advoga que cada uma das línguas apresentadas
ao surdo mantenha suas características próprias e que
não se "`misture" uma com a outra.
II. modelo, o que se propõe é que sejam ensinadas duas
línguas, a língua de sinais e, secundariamente, a
língua do grupo ouvinte majoritário. A língua de
sinais é considerada a mais adaptada à pessoa surda,
por contar com a integridade do canal visogestual.
Porque as interações podem fluir, a criança surda é
exposta, então, o mais cedo possível, à língua de
sinais, aprendendo a sinalizar tão rapidamente quanto
as crianças ouvintes aprendem a falar.
III. Ao sinalizar, a criança desenvolve sua capacidade e
sua competência linguística, numa língua que lhe
servirá depois para aprender a língua falada, do grupo
majoritário, como segunda língua, tornando-se
bilíngue, numa modalidade de bilinguismo sucessivo.
IV. A situação de bilinguismo não é como aquela de
crianças que têm pais que falam duas línguas
diferentes, porque nesse caso elas aprendem as duas
línguas usando o canal auditivo-vocal num
bilinguismo contemporâneo, enquanto no caso das
crianças surdas, trata-se da aprendizagem de duas
línguas que envolvem canais de comunicação
diversos.
Estão CORRETOS:
a) I, II, III, IV.
b) II, III, IV, apenas.
c) I, II, IV, apenas.
d) I, III, IV, apenas.
e) I, IV, apenas.