Durante um programa de formação continuada, professores do ensino fundamental refletiram sobre os desafios da organização
do espaço-tempo escolar, das interações pedagógicas e da mediação docente como elementos estruturantes do processo de ensinoaprendizagem. Uma das atividades propôs que os docentes identificassem práticas de gestão de sala de aula que superassem o
controle disciplinar autoritário e promovessem o protagonismo discente. Desse modo, podemos considerar que a gestão eficaz da
sala de aula, em uma perspectiva pedagógica emancipadora:
✂️ a) baseia-se na imposição de regras previamente definidas pela instituição escolar, assegurando a manutenção da disciplina
como principal pilar da aprendizagem. ✂️ b) prioriza a eficiência instrucional por meio da maximização do tempo de ensino, adotando estratégias homogêneas para garantir
o ritmo comum da turma. ✂️ c) está centrada na autoridade do professor como único mediador do saber, o que assegura a linearidade e o controle do processo
educativo. ✂️ d) vincula-se à adoção de técnicas padronizadas de gestão de comportamento, inspiradas em modelos gerenciais, com foco na
performance acadêmica dos alunos. ✂️ e) articula intencionalidade pedagógica, organização democrática dos tempos e espaços, e construção coletiva de normas,
valorizando o diálogo, a escuta ativa e o protagonismo dos estudantes.