No contexto da Educação Infantil, as Ciências da Natureza integram-se de modo transdisciplinar, respeitando a especificidade
do desenvolvimento da criança e o caráter investigativo das aprendizagens nessa etapa. Identifique a correta caracterização dos
objetos de conhecimento das Ciências da Natureza na Educação Infantil, conforme os marcos normativos e conceituais que orientam
a prática pedagógica.
✂️ a) Os objetos de conhecimento das Ciências da Natureza na Educação Infantil devem ser abordados por meio de vivências
corporais, sensoriais e lúdicas que favoreçam a observação, a exploração e a formulação de hipóteses pelas crianças,
considerando o seu repertório sociocultural e promovendo o encantamento pela natureza e seus fenômenos. ✂️ b) A abordagem dos conteúdos de Ciências da Natureza na Educação Infantil deve priorizar a antecipação dos conteúdos formais
da etapa do Ensino Fundamental, com ênfase em conceitos como fotossíntese, cadeias alimentares e composição química da
matéria. ✂️ c) O trabalho com Ciências da Natureza na Educação Infantil exige neutralidade metodológica, de modo a evitar interferências
afetivas no processo investigativo das crianças, garantindo objetividade nas descobertas. ✂️ d) Os objetos de conhecimento das Ciências da Natureza devem ser organizados exclusivamente a partir de experimentações
laboratoriais reprodutíveis, com registros sistemáticos de resultados e aplicação de método científico padronizado. ✂️ e) A intencionalidade pedagógica na abordagem das Ciências da Natureza restringe-se à observação do ambiente natural
imediato, devendo evitar interpretações simbólicas ou relações culturais sobre os fenômenos naturais.