Mariana é supervisora de ensino em Itatiba e tem percebido que muitos diretores escolares se queixam da presença frequente, em suas escolas, de comportamentos
orientados por sentimentos de inveja, ciúmes, desconfiança e fofoca. Ela notou que, ao trazerem esse tema,
a maioria dos diretores está, sobretudo, fazendo uma
reclamação. Se Mariana seguir corretamente a interpretação de Lück (Gestão da cultura e do clima organizacional da escola ) sobre esse tipo de reclamação, deverá
compreender que
✂️ a) trata-se de aspectos interpessoais isolados, devendo-se priorizar a escuta empática sem recair em análises mais amplas sobre a cultura institucional. ✂️ b) prevalece nas escolas esse perfil de professorado,
que dificulta a ação e a liderança das direções, o que
evidencia a necessidade de exames admissionais
psicotécnicos. ✂️ c) subjaz uma crença de que os problemas são meramente pessoais e não organizacionais, além de
denotar uma atitude de desresponsabilização. ✂️ d) há uma inadequação do corpo diretivo, que deseja
atuar sobre o comportamental da equipe, quando deveria priorizar um enfoque mais técnico da liderança. ✂️ e) deve protagonizar o encaminhamento desses problemas junto aos professores a partir de reuniões
individuais e coletivas, procurando reforçar regras
claras de convivência.