eia o texto a seguir:
Uma das críticas mais pertinentes sobre os métodos tradicionais focaliza a insuficiência deles na formação intelectual ou no desenvolvimento do espírito crítico
dos alunos. O ensino de História tem-se caracterizado
pelo uso do método dedutivo/indutivo, num movimento que parte do geral para o particular ou vice-versa,
apresentando de forma inquestionável os conteúdos
históricos ordenados do mais próximo ao mais distante,
quanto ao espaço, e do mais distante ao mais próximo,
quanto ao tempo.
(Circe Maria Fernandes Bittencourt, Ensino de História:
fundamentos e métodos . São Paulo: Cortez, 2008. Adaptado)
Entre as alternativas ao método tradicional, Circe
Bittencourt apresenta
✂️ a) uma prática de sala de aula hierarquizada em que
o aluno recebe de maneira passiva as informações
reproduzidas mecanicamente. ✂️ b) as inovações nas técnicas educacionais, com um
conceito de educação pautado nos novos recursos
tecnológicos, como materiais audiovisuais. ✂️ c) o método dialógico, em que o professor, de posse do
conhecimento, simula debates entre os alunos sem
tomar parte nas discussões. ✂️ d) a formulação de problemas, com a produção de
conhecimento por meio da construção de problemas
de pesquisa de tipo científico. ✂️ e) o método dialético, que corresponde a um esforço
para o progresso do conhecimento que surge no
confronto de teses opostas.