Publicidade|Remover
O enfrentamento à violência contra as mulheres é uma grande preocupação das políticas públicas, sendo fundamental a existência de referências técnicas para a atuação dos/as psicólogas(os) em serviços de atenção à mulher em situação de violência.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A clínica ampliada pode ser um referencial para a conduta profissional daqueles que compõem as equipes de trabalho dos serviços de atendimento a mulheres em situação de violência, sejam da rede de saúde ou não, pois se mostra como ferramenta de articulação de diferentes enfoques.
II. A ideia de mulher vítima de violência foi substituída pela de mulher em situação de violência, na medida em que o rompimento da situação de violência não implica necessariamente condição de subalternidade, presente no conceito de vítima.
III. A formalização da denúncia por meio do boletim de ocorrência é um direito da mulher a ser informado pelos profissionais envolvidos e nunca imposto como condição para o atendimento e assistência.

Está correto o que se afirma em:
Márcia é psicóloga em um serviço de Planejamento Familiar e faz a avaliação psicológica de mulheres que desejam fazer a laqueadura.
Para fazer a avaliação psicológica, Márcia deverá fazer uso de
A Resolução CFP nº 9, de 25 de abril de 2018 estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo.
De acordo com a Resolução, é correto afirmar que:
João, 20 anos, diagnosticado como esquizofrênico, teve um surto psicótico durante o qual agrediu violentamente sua mãe. Sobre o caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
Foucault analisa como a prisão se tornou a forma de punição por excelência a partir do século XIX, associando a privação da liberdade como modelo punitivo à adequação e ao controle de determinadas “classes perigosas” ao mundo do trabalho.
Ele defendeu que, nessa lógica, o eixo do funcionamento da prisão passe a girar em torno do indivíduo que cometeu a conduta criminosa, que será considerado pela sociedade ao nível de suas virtualidades e não ao nível de seus atos; não ao nível das infrações efetivas a uma lei efetiva, mas das potencialidades de comportamento que exprimem, ou seja em termos de seu/sua
Lia participava na UBS de um grupo de convivência de mulheres idosas até que teve um AVC e não pôde mais comparecer. O psicólogo da UBS tentou visitá-la em seu domicílio, mas a família nunca permitiu seu contato com a idosa. O psicólogo suspeita de maus tratos e de apropriação do benefício de Lia pela família.
De acordo com o que prevê o Estatuto da Pessoa Idosa, nessa situação é dever do psicólogo
A psicóloga Débora coordena um grupo terapêutico voltado para adolescentes e constata que a internalização de um ideal corporal magro aumenta o risco de desenvolver preocupações com o peso. Jéssica, 16 anos, está muito magra, mas se vê gorda ao se olhar no espelho e praticamente só se alimenta com alface e água, temendo ganhar peso.
É possível identificar em Jéssica o quadro de
A Psicologia vem fazendo uma revisão do seu papel no sentido de eliminar ou diminuir a discriminação e o preconceito que atinge grande parcela da população brasileira, sobretudo, jovens, mulheres, pobres e negros. Em vez de se utilizar do paradigma centrado na figura do homem branco e heterossexual, deve-se promover outras formas de existência e de conhecimento diferentes do discurso hegemônico do colonizador. Para tanto, lança-se mão de uma ferramenta teórico-metodológica importante para analisar as múltiplas opressões que atingem a população através dos marcadores de classe, raça, gênero, geração e território, haja vista que eles não afetam uma pessoa ou grupo social separadamente, ao contrário, combinam-se de diferentes formas e geram diversas desigualdades.
Trata-se do conceito de:
Uma das inovações introduzidas pela Resolução CFP 06/2019 foi a modalidade de Relatório Multiprofissional, cujo documento permite a elaboração conjunta das equipes multiprofissionais, a responsabilidade compartilhada e referenciais interdisciplinares.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O Relatório Multiprofissional é composto de cinco itens: identificação; descrição da demanda; procedimento; análise; conclusão.
II. A descrição da demanda constitui requisito indispensável e deve apresentar o raciocínio técnico-científico que justifica os procedimentos utilizados pela(o) psicóloga(o) e/ou pela equipe multiprofissional, e todos os procedimentos realizados pela(o) psicóloga(o), especificando o referencial teórico que fundamentou suas análises e interpretações.
III. A conclusão do relatório multiprofissional deve ser realizada em separado, mesmo quando se trata de um processo de trabalho interdisciplinar.

Esta correto o que se afirma em
Considerando a legislação sobre adoção de crianças e adolescentes, assinale a afirmativa correta.
Sobre a Entrevista Motivacional (EM), técnica usada na abordagem de usuários de substâncias psicoativas, assinale a afirmativa correta.
A prevalência da Doença de Alzheimer aumenta rapidamente com o envelhecimento, com repercussões importantes na vida do indivíduo, na família e na sociedade.
Sobre a Doença de Alzheimer, de acordo com o DSM 5, analise as afirmativas a seguir.

I. A Doença de Alzheimer é classificada como um Transtorno Psicótico.
II. Na Doença de Alzheimer há um declínio na memória e na aprendizagem.
III. A demência causada pela Doença de Alzheimer é progressiva e incurável.

Está correto o que se afirma em
René Spitz, psicanalista e pesquisador do desenvolvimento infantil, é conhecido por suas contribuições para a compreensão das primeiras relações entre bebês e cuidadores. Ele desenvolveu seus estudos na observação de bebês institucionalizados e concluiu que a privação afetiva total levava à deterioração do desenvolvimento e até a morte dos bebês.
A esse quadro ele deu o nome de
O movimento antimanicomial caracteriza-se pela luta por direitos das pessoas com sofrimento mental. A reforma psiquiátrica tem como diretriz a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil.
Ela propõe para a atenção aos usuários com transtornos mentais
Novas formas de constituição familiar vêm se configurando nas últimas décadas, principalmente diante da emergência dos discursos pós-modernos que assimilam a cultura como mercadoria de consumo.
Sobre as características da família na atual conjuntura, analise as afirmativas a seguir.

I. A identificação da criança de forma periférica nas famílias contemporâneas.
II. O aumento da importância dos avós e forte presença da solidariedade entre as gerações para tentar fazer frente à ausência de estabilidade socioeconômica.
III. A família passa a ser regida por laços afetivos e é pautada na liberdade de escolha.

Está correto o que se afirma em
A guarda compartilhada é reflexo das transformações socioculturais ocorridas nas últimas décadas, nas quais o homem deixou de ser um mero visitante dos filhos para querer assumir conjuntamente da mãe a responsabilidade e os cuidados em relação a eles.
Com efeito, foi estabelecida no Brasil a lei da guarda compartilhada em 2008, cuja última alteração ocorreu em 23 de dezembro de 2014, com a publicação da nº Lei 13.058/2014.
De acordo com a guarda compartilhada, é correto afirmar que:
João tem 12 anos e foi pego pichando na escola, a qual registrou boletim de ocorrência diante do ato infracional. O adolescente foi levado para oitiva com a promotora Flávia, que concedeu a remissão como forma de exclusão do processo antes de iniciado o procedimento judicial.
Diante da situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
Marília, de 3 anos, foi acolhida no Programa de Família Acolhedora pelo Conselho Tutelar, após ser encontrada sozinha em casa, pois seus responsáveis haviam ido a um baile dois dias antes.
Sobre o caso, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a afirmativa correta.
Winnicott foi um psicanalista e pediatra inglês de grande importância para a compreensão dos fatores de amadurecimento humano. Para o autor, a agressividade e a destrutividade que a criança e/ou adolescente apresenta podem ser integradas à personalidade total do indivíduo e se transformar num elemento central em sua capacidade de relacionar-se com outros, cujo fator decisivo para o amadurecimento é a:
Rosane é psicóloga e servidora pública, e costuma encaminhar os usuários do Serviço onde atua para uma entidade que oferta tratamento psicoterápico a baixo custo para população de baixa renda. Tal rotina de encaminhamento estabeleceu um laço de confiança com a diretora da entidade que, em retribuição, passou a indicar pacientes com melhor poder aquisitivo a Rosane que, além do serviço público, atende em consultório privado. Desde então, a profissional tem optado por fazer os encaminhamentos exclusivamente para tal entidade.
De acordo com o Código de Ética profissional do Psicólogo(a), Rosane:
Página 1
Publicidade|Remover