Publicidade|Remover

Homem de 32 anos é internado com queimaduras de segundo e terceiro graus na parte anterior do tórax e abdômen, bem como nas porções anteriores de ambas as pernas. Ele recebe morfina parenteral e 2 litros de ringer lactato, sendo transferido para unidade de tratamento intensivo. O peso é de 70 kg.

Nesse momento, de acordo com a fórmula de Parkland, a estratégia adicional de fluidos mais apropriada nas próximas horas para esse paciente será

Homem de 73 anos com insuficiência cardíaca e transtorno afetivo bipolar em uso de lítio evolui com quadro de ataxia, tremores e confusão. A família relata história de doença viral há 4 dias com ingestão oral deficiente, seguido de dispneia. Exames séricos: sódio: 140 mEq/L; potássio: 3,5 mEq/L; cloreto: 100 mEq/L; bicarbonato: 28 mEq/L; ureia: 66 mg/dL; creatinina: 1,5 mg/dL; lítio: 3,0 mEq/L (normal 0,6 a 1,0).

O próximo passo mais importante é

Constitui a condição cujo tratamento da emergência hipertensiva deve ser o mais agressivo possível:

Uma pedestre de 45 anos foi atropelada por um veículo automotor. Ela tem histórico de DPOC e alergia à penicilina. Ela sofreu fraturas bilaterais de costelas com um segmento instável à esquerda, contusão pulmonar esquerda, lesão diafragmática esquerda (status pós-reparo) e fraturas expostas à esquerda da tíbia e da fíbula (também status pós-reparo). Ela estava internada na UTI cirúrgica há 8 dias. Ela tem sido difícil de desmamar do ventilador e tem colocado um cateter central e um dreno torácico esquerdo desde a admissão. Ela começou a ter febre há 2 dias e agora precisa de vasopressores. Foram iniciados cefepima empírico, metronidazol e vancomicina, mas clinicamente não houve melhora. Seu lavado broncoalveolar (LBA) e hemoculturas deram positivo para Candida com espécie pendente.


Qual é a melhor opção de tratamento para esse paciente atualmente?

Homem de 47 anos com obesidade e diabetes sofre uma laceração profunda na coxa esquerda enquanto trabalhava em sua fazenda. Ele se apresenta um dia após a lesão com fortes dores na coxa esquerda, eritema difuso e bolhas. O músculo necrótico é visível na ferida e ele apresenta crepitação ao exame. Antibióticos de amplo espectro são iniciados, e ele é levado ao centro-cirúrgico para desbridamento. A coloração de Gram revela bastonete gram-positivo. Nesse momento, o regime antibiótico mais adequado é

Mulher de 64 anos com histórico de cirrose alcoólica em lista de transplante é internada na UTI por encefalopatia hepática.

Em relação à terapia nutricional nessa paciente, é correto afirmar:

Sobre os distúrbios da hemostasia e coagulopatias, é correto afirmar, em relação ao uso do alfa-andexanete para a reversão de medicamentos inibidores do fator Xa, que

Homem de 18 anos está internado devido traumatismo cranioencefálico grave com hemorragia subaracnoidea, edema cerebral aumento da pressão intracraniana. Nos dias seguintes, ele apresenta uma queda aguda no sódio sérico para 112 mEq/L. Outros achados no exame de sangue são: potássio: 4,0 mEq/L; cloreto: 74 mEq/L; bicarbonato: 25 mEq/L; ureia: 42 mg/dL; creatinina: 0,9 mg/dL; osmolalidade: 282 mosmol/kg H2 O. Exames de urina: osmolalidade urinária: 368 mosmol/kg H2 O; sódio: 112 mEq/L; potássio: 26 mEq/L. A pressão arterial sistólica diminuiu para 90 mmHg, associada a diminuição do turgor da pele e aumento do débito urinário para 9 litros em 24 horas.

A explicação mais provável para essa evolução é

Mulher de 30 anos, previamente hígida, sem comorbidades, apresenta quadro de cefaleia e confusão mental de 3 dias de evolução. Não há dor abdominal, náusea, diarreia, falta de ar, sintomas respiratórios superiores ou dor torácica. O exame neurológico não demonstra alteração focal e tomografia de crânio não demonstra nenhuma anormalidade aguda. Exames séricos: hemoglobina: 8 g/dL; leucócitos: 6500/mm3 ; plaquetas: 10000/mm3 ; sódio: 135 mEq/L; potássio: 5,2 mEq/L; cloreto: 105 mEq/L; bicarbonato: 22 mEq/L; ureia: 144 mg/dL; creatinina: 1,7 mg/dL; teste de gravidez: negativo; o esfregaço de sangue periférico demonstra esquizócitos.

Nessa paciente, o próximo passo no manejo dessa condição é

Homem de 32 anos teve um curso prolongado na UTI com choque séptico e desconforto respiratório agudo (SDRA/ARDS). Ele está intubado há 12 dias e necessitou de vasopressores para o manejo do choque. Vasopressores foram descontinuados e infusões de sedativos e analgésicos foram reduzidos. Ele interage e responde perguntas tipo sim/não, mas está com profunda fraqueza muscular em extremidades, mais intensamente em musculatura proximal que distal. Ele falha em vários testes de respiração espontânea nos últimos dias, e colocação de tubo de traqueostomia é aventado.

Constitui a condição que, mais frequentemente, está associada a essa evolução do paciente:

Mulher de 47 anos que recebeu um transplante de fígado há 6 meses desenvolve sinais meníngeos e febre. A análise do líquido cefalorraquidiano com tinta nanquim revela uma infecção fúngica.

Nessa circunstância, a etiologia mais provável é

Homem de 45 anos com diabetes tipo 1 apresenta quadro de fortes dores abdominais. Relata que há 3 dias parou de usar a insulina. Ele está afebril, com frequência cardíaca de 120 bpm, pressão arterial de 100 x 65 mmHg, frequência respiratória de 32/min e saturação de oxigênio de 98% em ar ambiente. O exame físico é relevante desidratação 2+/4 e dor abdominal difusa moderada, sem sinais de peritonismo. Exames séricos: glicemia: 430 mg/dL; potássio: 3,0 mEq/L; bicarbonato arterial: 7 mEq/L. O eletrocardiograma mostra apenas taquicardia sinusal. Ele recebe 3 litros de cloreto de sódio a 0,9% e insulina IV em bolo (15 unidades), seguida de bomba de infusão contínua (0,1 U/kg/hora de insulina). Algumas horas depois, ele sofre uma parada cardíaca.
A etiologia mais provável dessa evolução é
Em relação ao início de ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea), constitui o local ou órgão com maior taxa de complicação hemorrágica ocasionada pela seguinte estratégia:

Homem de 44 anos com cirrose alcoólica Child C desenvolve insuficiência renal oligúrica rapidamente progressiva. Não há nenhum achado que justifique a piora da função renal e síndrome hepatorrenal é aventada como hipótese.

Qual dos seguintes achados é mais consistente com essa síndrome?

Homem de 55 anos é internado na unidade de terapia intensiva após poliquimioterapia para linfoma de Burkitt em estágio III. Ele recebe hidratação venosa a uma taxa de 150 mL/h. No 2o dia de internação, ele desenvolve anormalidades eletrolíticas significativas e encontra-se afebril, com frequência cardíaca de 102 bpm; pressão arterial 110 x 65 mmHg; frequência respiratória: 18/min; saturação arterial de oxigênio de 92% em ar ambiente. A diurese é de 250 mL nas últimas 3 horas. Os exames séricos são relevantes por: cálcio: 6,5 mg/dL; creatinina: 1,3 mg/dL; potássio: 6,1 mEq/L (era 5,8); fósforo: 9,0 mg/dL (era 7,5); ácido úrico: 9,5 mg/dL (era 8,0). O eletrocardiograma mostra taquicardia sinusal sem achados adicionais.

Nesse momento, o próximo passo no manejo desse paciente é

Mulher de 52 anos, com hipertensão arterial e diabete tipo 2, apresenta quadro súbito de fraqueza no lado direito do corpo há 2 horas. O exame físico revela déficit do lado direito do corpo. Não há anormalidades sensoriais e a linguagem é preservada. Escala de Glasgow: 15. Glicemia capilar: 138 mg/dL. Tomografia de crânio sem contraste não mostra alterações relevantes.

A mais provável localização dos achados descritos é

Qual o cenário clínico em que o uso de alvimopan é mais apropriado?

Mulher primigesta de 18 anos, com histórico nefrite lúpica e creatinina basal de 1,6 mg/dL, está com idade gestacional de 38 semanas. Ela entra em trabalho de parto e há preocupação com pré-eclâmpsia grave. Ela recebe uma dose de ataque de 8 g de sulfato de magnésio e, em seguida, uma infusão contínua é iniciada (sulfato de magnésio, 2 g/h), seguida de parto cesáreo. Horas após o parto, ela está sonolenta e parece ter paralisia flácida. Os reflexos patelares estão ausentes. Exame físico: afebril; frequência cardíaca: 52 bpm; pressão arterial: 90 x 61 mmHg; frequência respiratória: 8/min; saturação de oxigênio de 96% em ar ambiente. O ECG mostra bradicardia sinusal com QRS prolongado.

Nesse momento, a próxima conduta recomendada é

Mulher de 60 anos é internada com distensão abdominal secundária à obstrução de intestino delgado. Uma sonda nasogástrica é colocada para sucção, enquanto se aguarda a consulta cirúrgica. Os exames séricos mostram: sódio: 140 mEq/L; potássio: 3,4 mEq/L; cloreto: 85 mEq/L; ureia: 84 mg/dL; creatinina: 1,4 mg/dL. Gasometria arterial: pH: 7,51; PCO2 : 45 mmHg; PO2 : 82 mmHg; bicarbonato: 35 mEq/L. O cloreto urinário é 8 mEq/L.

Nessa circunstância, é correto afirmar:

Homem de 58 anos com cateter suprapúbico devido a lesão medular é internado por hipotensão. Ele recebe ressuscitação agressiva com fluídos e meropenem é iniciado por possível infecção do trato urinário associada ao cateter. Ele evolui bem e no 5o dia de internação, as hemoculturas e uroculturas não mostram crescimento de bactérias e o meropenem é interrompido. No 6o dia de internação, exames de “rotina” são coletados a urina tipo I revela: 45 leucócitos/campo (normal: até 10); 2 hemácias/campo; esterase leucocitária negativa e nitrito são negativos.

O próximo passo na condução clínica desse paciente é

Publicidade|Remover