Ao responder à dúvida da equipe escolar, em HTPC, sobre as teorias psicológicas de aprendizagem classificadas por alguns autores como teorias mediacionais (Sacristán, J. Gimeno; Pérez Gómez, A. I. 2000), o Supervisor de Ensino esclareceu, corretamente, que, embora incluam múltiplas correntes com importantes matizes diferenciadores, são teorias que apresentam como característica comum a concepção intrínseca da aprendizagem, entendida como um processo de
a) associação de estímulos e respostas provocado e determinado pelas condições do ambiente, que exige a organização e a manipulação das contingências externas para produzir os comportamentos desejados.
b) construção de conhecimento, de compreensão de relações, em que as condições externas atuam mediadas pelas condições internas e têm como propósito prioritário explicar como se constroem, condicionados pelo meio, os esquemas internos que intervêm nas condutas de resposta.
c) construção de conhecimento determinado por contingências sociais que orientam e especificam os mecanismos reforçadores do comportamento, que funcionam como mediadores para a aquisição de novas aprendizagens.
d) aquisição de conhecimento mediado por fenômenos físicos e sociais, apresentados em grandes campos conceituais, organizados de forma seqüencial, de modo que cada componente desempenhe seu papel, com reforço sistemático e apropriado para garantir aprendizagem.
e) aproximação com o objeto de conhecimento a partir de programas de modelagem por reforços sucessivos das respostas intermediárias que conduzem à aquisição de comportamentos desejáveis.