Questões Técnicas de Vendas e Negociação

Maria é poupadora do Banco Ypsilon e constatou o saque de valores em sua conta poupança...

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Q1102 | Técnicas de Vendas e Negociação, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Maria é poupadora do Banco Ypsilon e constatou o saque de valores em sua conta poupança. Procurou um funcionário do banco, afirmando que não havia sacado as referidas quantias e que, para ela, aquilo era um defeito na prestação do serviço, tendo direito ao ressarcimento em razão da responsabilidade do Banco. Nessa situação, a responsabilidade do Banco
Usuário
Por Adriana Gonçalves da Silva Nascimento em 09/03/2012 22:58:08
Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
§ 1º O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais:
I - o modo de seu fornecimento;
II - o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam;
III - a época em que foi fornecido.
§ 2º O serviço não é considerado defeituoso pela adoção de novas técnicas.
§ 3º O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar:
I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste;
II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.
§ 4º A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa.
Gilson Cristiano Nogueira da Silva
Por Gilson Cristiano Nogueira da Silva em 06/04/2012 15:19:56
CDC
Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
§ 1° O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais:
I - o modo de seu fornecimento;
II - o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam;
III - a época em que foi fornecido.
Usuário
Por Camyla Luane Medeiros Bezerra em 14/10/2015 15:40:46
Por que não pode ser letra "E"? Onde esta o erro? Pois ao meu ver a D está correta mas a E também. Afinal:
§ 3º O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar:
I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste;
II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.
Usuário
Por Jefferson Silva de Carvalho em 14/05/2024 10:54:45
Acredito que o problema da "E" está na palavra "apenas", pois são duas as condições para que o fornecedor não seja responsabilizado.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 04/02/2025 11:48:02🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

A responsabilidade do Banco Ypsilon, no caso de Maria, é objetiva, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor (CDC). De acordo com o artigo 14 do CDC, o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

Neste contexto, o banco, como fornecedor de serviços financeiros, é responsável pelos danos causados a Maria devido ao saque não autorizado em sua conta poupança, configurando um defeito na prestação do serviço. A responsabilidade do banco independe da existência de culpa, ou seja, mesmo que o banco não tenha agido com negligência ou imprudência, ele ainda é responsável por ressarcir Maria pelos valores sacados indevidamente.
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