
Por Camila Duarte em 30/12/2024 05:04:36🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
A implementação do sistema de ciclos no currículo escolar trouxe diversas vantagens, sendo uma delas a mudança nas relações de poder entre aluno e professor. Com a adoção dos ciclos, os tempos e espaços da escola passam a ser utilizados de forma a promover uma maior interação e colaboração entre alunos e professores, favorecendo um ambiente mais participativo e democrático.
Essa mudança na dinâmica escolar permite que o aluno tenha mais autonomia em seu processo de aprendizagem, sendo estimulado a assumir um papel mais ativo na construção do conhecimento. Além disso, o sistema de ciclos possibilita uma avaliação mais abrangente e contínua, que considera o desenvolvimento do aluno ao longo do tempo, em contrapartida à avaliação tradicional baseada em provas pontuais.
Portanto, a alternativa correta é a letra b), pois destaca a importância do sistema de ciclos na promoção de novas relações de poder na escola, favorecendo uma abordagem mais colaborativa e participativa no processo de ensino-aprendizagem.
A implementação do sistema de ciclos no currículo escolar trouxe diversas vantagens, sendo uma delas a mudança nas relações de poder entre aluno e professor. Com a adoção dos ciclos, os tempos e espaços da escola passam a ser utilizados de forma a promover uma maior interação e colaboração entre alunos e professores, favorecendo um ambiente mais participativo e democrático.
Essa mudança na dinâmica escolar permite que o aluno tenha mais autonomia em seu processo de aprendizagem, sendo estimulado a assumir um papel mais ativo na construção do conhecimento. Além disso, o sistema de ciclos possibilita uma avaliação mais abrangente e contínua, que considera o desenvolvimento do aluno ao longo do tempo, em contrapartida à avaliação tradicional baseada em provas pontuais.
Portanto, a alternativa correta é a letra b), pois destaca a importância do sistema de ciclos na promoção de novas relações de poder na escola, favorecendo uma abordagem mais colaborativa e participativa no processo de ensino-aprendizagem.