
Por Camila Duarte em 03/01/2025 04:54:28🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída pela Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), tem como objetivo garantir o acesso à educação de qualidade para todos, promovendo a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares.
Neste contexto, a professora Mariana, ao se deparar com a situação do aluno usuário de cadeira de rodas, deve buscar formas de adaptar a atividade para incluí-lo, possibilitando sua participação e interação com os demais colegas. A inclusão não se trata apenas de permitir a presença do aluno na sala de aula, mas de garantir que ele tenha acesso ao currículo e às atividades pedagógicas, respeitando suas necessidades e potencialidades.
Portanto, a atitude correta da professora seria manter a atividade, fazendo uma adaptação para que o aluno usuário de cadeira de rodas possa participar de forma plena, respeitando suas limitações físicas, mas garantindo sua integração com o restante do grupo. Isso contribui para a construção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para todos os alunos.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída pela Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), tem como objetivo garantir o acesso à educação de qualidade para todos, promovendo a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares.
Neste contexto, a professora Mariana, ao se deparar com a situação do aluno usuário de cadeira de rodas, deve buscar formas de adaptar a atividade para incluí-lo, possibilitando sua participação e interação com os demais colegas. A inclusão não se trata apenas de permitir a presença do aluno na sala de aula, mas de garantir que ele tenha acesso ao currículo e às atividades pedagógicas, respeitando suas necessidades e potencialidades.
Portanto, a atitude correta da professora seria manter a atividade, fazendo uma adaptação para que o aluno usuário de cadeira de rodas possa participar de forma plena, respeitando suas limitações físicas, mas garantindo sua integração com o restante do grupo. Isso contribui para a construção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para todos os alunos.