As avaliações somativas são quantificadoras. Suas principais características são, EXCETO:
Responda: As avaliações somativas são quantificadoras. Suas principais características são, EXCETO:
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)
As avaliações somativas são aquelas realizadas ao final de um período de ensino, com o objetivo de quantificar o desempenho do aluno em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. Suas principais características são:
a) Ocorrem, principalmente, no final do processo de ensino: as avaliações somativas são aplicadas ao final de um período de ensino para verificar o que o aluno aprendeu durante esse tempo.
b) Tendem a considerar apenas os conteúdos principais: as avaliações somativas geralmente abordam os conteúdos mais relevantes e essenciais para a aprendizagem.
c) Têm como objetivo a atribuição de notas: o principal objetivo das avaliações somativas é atribuir uma nota que represente o desempenho do aluno em relação aos critérios estabelecidos.
d) Possuem caráter classificatório: as avaliações somativas são utilizadas para classificar o desempenho dos alunos, geralmente atribuindo notas ou conceitos que indicam seu nível de conhecimento em determinado assunto.
e) Buscam compreender os processos mentais e suas alterações durante a aprendizagem: essa afirmação não condiz com as características das avaliações somativas, uma vez que seu foco principal é a quantificação do desempenho do aluno em relação aos objetivos de aprendizagem, e não a compreensão dos processos mentais envolvidos na aprendizagem.
As avaliações somativas são aquelas realizadas ao final de um período de ensino, com o objetivo de quantificar o desempenho do aluno em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. Suas principais características são:
a) Ocorrem, principalmente, no final do processo de ensino: as avaliações somativas são aplicadas ao final de um período de ensino para verificar o que o aluno aprendeu durante esse tempo.
b) Tendem a considerar apenas os conteúdos principais: as avaliações somativas geralmente abordam os conteúdos mais relevantes e essenciais para a aprendizagem.
c) Têm como objetivo a atribuição de notas: o principal objetivo das avaliações somativas é atribuir uma nota que represente o desempenho do aluno em relação aos critérios estabelecidos.
d) Possuem caráter classificatório: as avaliações somativas são utilizadas para classificar o desempenho dos alunos, geralmente atribuindo notas ou conceitos que indicam seu nível de conhecimento em determinado assunto.
e) Buscam compreender os processos mentais e suas alterações durante a aprendizagem: essa afirmação não condiz com as características das avaliações somativas, uma vez que seu foco principal é a quantificação do desempenho do aluno em relação aos objetivos de aprendizagem, e não a compreensão dos processos mentais envolvidos na aprendizagem.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários