Leia o trecho a seguir sobre os conceitos de diversidade, diferença
e desigualdade.
A diversidade faz referência à qualidade de cada pessoa tal como
é e não como gostariam que fosse. O reconhecimento da
diversidade das pessoas como um valor positivo é o que
precisamente caracteriza a dignidade humana. A diferença é a
avaliação da diversidade, podendo ser acompanhada por
manifestações de rejeição (antipatia) ou de compreensão
(simpatia). A desigualdade é o estabelecimento de hierarquias
entre as pessoas por critérios de poder social, político ou
econômico.
Adaptado de MELERO, Miguel Lopez. Diversidade e Cultura: uma escola
sem exclusões. Málaga: Un. de Málaga, 2002, p. 174.
Com base na perspectiva do autor, e tendo em vista uma
abordagem educacional inclusiva, avalie o uso dos conceitos
citados, assinalando (V) para afirmativa coerente e (F) para a
incoerente.
( ) A diversidade é um atributo inerente a todas as experiências
humanas de todas as sociedades e a escola deve conviver com
ela e trabalhar a partir dela, sem reduzi-la a tipologias e
categorias hierarquizantes.
( ) A diferença é sinônimo de diversidade, pois visa quantificar as
diversas condições de aprendizado por parte de alunos com
superdotação ou deficiência, como pressuposto para oferecer
modalidades de ensino que atendam cada indivíduo.
( ) A desigualdade está relacionada às noções de variedade e
pluralidade de capacidades e de acesso, implicando no
reconhecimento das diferenças e utilizando meios desiguais
para promover o atendimento de todos.
As afirmativas são, respectivamente,
a) V – V – F.
b) V – F – F.
c) F – V – V.
d) V – F – V.
e) F – F – V.