O Ensino Fundamental, com nove anos de
duração, é a etapa mais longa da Educação
Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos
de idade. Há, portanto, crianças e adolescentes
que, ao longo desse período, passam por uma
série de mudanças relacionadas a aspectos
físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais,
entre outros. Essas mudanças impõem desafios à
elaboração de currículos para essa etapa de
escolarização, de modo a superar as rupturas que
ocorrem na passagem não somente entre as
etapas da Educação Básica, mas também entre as
duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais
e Anos Finais.
Sobre a transição da educação infantil para o
ensino fundamental, assinale a alternativa
INCORRETA .
a) O ensino fundamental, nos anos iniciais, ao
valorizar as situações lúdicas de
aprendizagem, está apontando para a
necessária articulação com as experiências
vivenciadas na educação infantil.
b) A articulação entre o ensino fundamental e a
educação infantil precisa prever tanto a
progressiva sistematização dessas
experiências quanto o desenvolvimento, pelos
alunos, de novas formas de relação com o
mundo e com o processo ensino e
aprendizagem
c) Nos anos iniciais do ensino fundamental, as
crianças estão vivendo necessariamente as
mesmas características do processo de
desenvolvimento da educação infantil.
d) As características dessa faixa etária
demandam um trabalho no ambiente escolar
que se organize em torno dos interesses
manifestos pelas crianças, para que, com base
nessas vivências, elas possam,
progressivamente, ampliar essa
compreensão, o que se dá pela mobilização de
operações cognitivas cada vez mais
complexas e pela sensibilidade paraapreender o mundo, expressar-se sobre ele e
nele atuar.
e) Nos dois primeiros anos do ensino
fundamental, a ação pedagógica deve ter
como foco a alfabetização, a fim de garantir
amplas oportunidades para que os alunos se
apropriem do sistema de escrita alfabética de
modo articulado ao desenvolvimento de outras
habilidades de leitura e de escrita e ao seu
envolvimento em práticas diversificadas de
letramentos.