Analise o texto a seguir: Joan Scott, historiadora norte-americana, tem como um ponto importante, em seus
estudos sobre gênero, a ideia de que é preciso desconstruir o caráter permanente da oposição binária
“masculino-feminino”. Esta perspectiva abre, para a autora, uma possibilidade para que se compreendam e
incluam as diferentes formas de masculinidade e feminilidade constituídas socialmente em diferentes espaços
sociais, inclusive na escola (Louro, 1997). Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:
I - Para a desconstrução dessa oposição binária “homem-mulher” seria pertinente compreender como as
diferentes formas de masculinidade e feminilidade se constituem socialmente. E, para isso, pensar que todos
os sujeitos sociais se "enquadram" em uma dessas formas.
II - Os sujeitos que constituem a dicotomia “homem-mulher” não são, de fato, apenas homens e mulheres,
mas homens e mulheres de várias classes, raças, religiões, idades etc., e essa interseccionalidade pode
provocar os arranjos mais diversos, perturbando a noção simplista e reduzida da oposição binária “homem-mulher”.
III - Romper a relação binária “homem-mulher” poderá abalar o enraizado caráter heterossexual que ainda
está presente no conceito de “gênero”, sendo, portanto, relevante que estes questionamentos sejam feitos.
Tal aspecto permitiria que mulheres e homens, que vivem feminilidades e masculinidades de formas diversas
das hegemônicas, tivessem a possiblidade de ser representados(as) ou reconhecidos(as) como
“verdadeiros(as)” mulheres e homens.
A partir do excerto do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:
a) I e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e III.
e) I, apenas.