Questões Direito Constitucional

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos b...

Responda: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade...


1Q17268 | Direito Constitucional, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade nos termos seguintes:

I. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

II. A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nessa Constituição.

III. Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

Assinale a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) Todas as afirmativas estão corretas.

A questão aborda dispositivos constitucionais relacionados aos direitos e garantias fundamentais previstos no artigo 5º da Constituição Federal de 1988.

A afirmativa I trata da inviolabilidade do domicílio, conforme o artigo 5º, inciso XI, que estabelece que a casa é asilo inviolável do indivíduo, e que ninguém pode nela penetrar sem consentimento do morador, salvo em casos de flagrante delito, desastre, para prestar socorro, ou durante o dia, por determinação judicial. Portanto, a afirmativa está correta.

A afirmativa II refere-se à desapropriação, conforme o artigo 5º, inciso XXIV, que determina que a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos na Constituição. Logo, essa afirmativa também está correta.

A afirmativa III trata da ação popular, prevista no artigo 5º, inciso LXXIII, que assegura a qualquer cidadão a legitimidade para propor ação popular visando anular ato lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, com isenção de custas judiciais e do ônus da sucumbência, salvo comprovada má-fé. Portanto, essa afirmativa está correta.

Feita a análise detalhada, todas as afirmativas estão em conformidade com a Constituição Federal, confirmando que o gabarito oficial (d) está correto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.