Questões Direito Previdenciário Pensão por morte

Considere que Cláudio, filho único de Sérgio, tenha passado a receber pensão após o ...

Responda: Considere que Cláudio, filho único de Sérgio, tenha passado a receber pensão após o falecimento do pai. Nessa situação, Cláudio poderá receber a pensão até que complete 24 anos, desde que esteja...


1Q176645 | Direito Previdenciário, Pensão por morte, Defensor Público, DPE CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a legislação previdenciária e a orientação dos
tribunais superiores a ela relacionada, julgue os seguintes itens

Considere que Cláudio, filho único de Sérgio, tenha passado a receber pensão após o falecimento do pai. Nessa situação, Cláudio poderá receber a pensão até que complete 24 anos, desde que esteja matriculado em curso superior de graduação.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

De acordo com o artigo 16, inciso I, da Lei 8.213/1991, que trata dos benefícios da Previdência Social, o filho inválido ou menor de 21 anos tem direito à pensão por morte do segurado. A idade limite para recebimento da pensão é 21 anos, salvo se o filho for inválido ou tiver alguma deficiência que o impeça de prover seu próprio sustento.

A lei não prevê a extensão do benefício até os 24 anos, mesmo que o filho esteja matriculado em curso superior de graduação. Portanto, a informação de que Cláudio poderia receber a pensão até os 24 anos, por estar cursando ensino superior, está incorreta.

Essa regra visa limitar o benefício para dependentes que ainda não atingiram a maioridade ou que estejam incapacitados para o trabalho, não estendendo o prazo para estudantes universitários.

Assim, a resposta correta é que Cláudio não poderá receber a pensão até os 24 anos apenas por estar matriculado em curso superior, devendo cessar o benefício ao completar 21 anos, salvo se for inválido.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.