NÃO está sujeito às disposições da Lei de Improbidade Administrativa o parti...

NÃO está sujeito às disposições da Lei de Improbidade Administrativa o particular que, não sendo agente público,


NÃO está sujeito às disposições da Lei de Improbidade Administrativa o particular que, não sendo agente público,

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Camila Duarte
    Camila Duarte
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c)
    A Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992) estabelece que as sanções aplicam-se não apenas aos agentes públicos, mas também aos particulares que, de alguma forma, participem ou se beneficiem de atos de improbidade.
    Nas alternativas a), b), d) e e), o particular está envolvido diretamente na prática, indução ou benefício do ato de improbidade, o que o sujeita às disposições da lei.
    Porém, na alternativa c), o particular causa prejuízo ao erário sem a participação de agente público. A Lei de Improbidade Administrativa exige a participação ou conivência do agente público para que o particular seja responsabilizado. Portanto, sem essa participação, o particular não está sujeito às disposições da lei.
    Essa interpretação está em conformidade com o entendimento doutrinário e jurisprudencial, que limita a aplicação da lei aos casos em que há vínculo com agente público, seja por ação, indução ou benefício.
    Assim, a alternativa c) é a correta, pois indica a situação em que o particular não está sujeito às disposições da Lei de Improbidade Administrativa.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.