Questões Direito Administrativo Improbidade administrativa Lei 8429 92

Matheus, atualmente Deputado Estadual, é um renomado político do Estado da Paraíba, ...

Responda: Matheus, atualmente Deputado Estadual, é um renomado político do Estado da Paraíba, já tendo ocupado o cargo de Prefeito de um dos municípios do Estado. No início do ano de 2015, foi processado ...


1Q262463 | Direito Administrativo, Improbidade administrativa Lei 8429 92, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Matheus, atualmente Deputado Estadual, é um renomado político do Estado da Paraíba, já tendo ocupado o cargo de Prefeito de um dos municípios do Estado. No início do ano de 2015, foi processado por improbidade administrativa por conduta praticada à época em que exerceu o cargo de Prefeito. Em sua defesa, sustentou que teve as contas aprovadas pelo respectivo Tribunal de Contas, razão pela qual não poderia sofrer as sanções previstas na Lei no 8.429/1992. A tese de defesa de Matheus

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A defesa de Matheus, baseada na aprovação das contas pelo Tribunal de Contas, não impede a aplicação das sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992).

A aprovação das contas pelo Tribunal de Contas não é causa excludente da responsabilidade por atos de improbidade administrativa. Isso porque o julgamento das contas é um procedimento administrativo que não tem o condão de afastar a possibilidade de responsabilização por atos ilícitos que possam ter ocorrido, mesmo que as contas tenham sido aprovadas.

O artigo 17 da Lei 8.429/1992 dispõe que a ação de improbidade pode ser proposta independentemente de processo criminal ou de processo administrativo, e não condiciona a sua propositura à desaprovação das contas. Portanto, a aprovação das contas não impede a responsabilização por atos de improbidade.

Dessa forma, a tese de defesa de Matheus não afasta a possibilidade de aplicação das sanções previstas na Lei de Improbidade, o que torna correta a alternativa b).
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A defesa de Matheus, baseada na aprovação das contas pelo Tribunal de Contas, não impede a aplicação das sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992).

Isso porque a aprovação das contas pelo Tribunal de Contas não afasta a possibilidade de responsabilização por atos de improbidade administrativa. A jurisprudência e a doutrina entendem que a aprovação das contas não tem efeito vinculante para afastar a responsabilização por atos ilícitos, pois são processos distintos e independentes.

A Lei 8.429/1992 prevê sanções que podem ser aplicadas independentemente da aprovação das contas, como a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, ressarcimento ao erário, entre outras. Portanto, a tese de defesa de Matheus não impede a aplicação das sanções previstas na lei.

Fazendo uma segunda análise, verifica-se que as demais alternativas estão incorretas porque a aprovação das contas não exclui Matheus da lide (a), nem impede apenas sanções específicas (c e d), nem impede todas as sanções (e). Assim, a alternativa correta é a letra b.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.