Questões Direito Constitucional

A respeito do instituto da extradição, é correto afirmar que:

Responda: A respeito do instituto da extradição, é correto afirmar que:


1Q2910 | Direito Constitucional, Juiz substituto, TJ PA, FGV

A respeito do instituto da extradição, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Usuário
Por fatima angelica aranha em 31/12/1969 21:00:00
CF. Art 5° inciso LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;
Dessa forma, o brasileiro naturalizado é extraditado sim, pelos motivos acima descritos.
Usuário
Por rosimeire alves em 31/12/1969 21:00:00
Extradição
Descrição do Verbete:
(EXT) É o processo que pede ao Brasil para entregar um indivíduo a outro Estado (país), para que lá seja processado e julgado por crime que tenha cometido.
A concessão de extradição baseia-se em convenções internacionais, por meio das quais os países acordam extraditar pessoas em condições equivalentes.
Partes
O pedido normalmente é feito via diplomática de governo a governo, e o Supremo Tribunal Federal é a autoridade competente a se pronunciar sobre o pedido. Em regra, é concedida a extradição de cidadão do país requisitante, salvo em casos de crime político. Brasileiros natos não podem ser extraditados. Os naturalizados podem sofrer o processo, nos casos previstos pela Constituição (Art. 5º, inciso LI).
O indivíduo a ser extraditado é chamado de “extraditando”.
Tramitação
O andamento do pedido de extradição no Supremo Tribunal Federal depende de que o extraditando seja preso no Brasil e colocado à disposição da Justiça até que termine o processo (Prisão Preventiva para Extradição). Ele será submetido a interrogatório e terá direito a se defender por meio de advogado. A Procuradoria-Geral da República também deve se manifestar na ação.
Condições para concessão da Extradição:
crime cometido no território do Estado requerente;
ser aplicável ao extraditando a lei do Estado requerente;
existir sentença final de prisão, ou estar a prisão autorizada por autoridade competente no Estado requerente.
Conseqüências Jurídicas
Concedida a Extradição, o Estado requerente terá o prazo de 60 dias para retirar o extraditando do território nacional, e não o fazendo, ele será posto em liberdade. Por outro lado, ele poderá sofrer um processo de expulsão do Brasil, independente da Extradição, caso haja motivos para isso. Negada a Extradição, não se admitirá um novo pedido baseado no mesmo fato.
Fundamentos Legais
Constituição Federal – artigo 5º, LI e LII; artigo 12; artigo 102, I, g.
Estatuto do Estrangeiro – Lei 6.815/80: artigo 76 e seguintes.
Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal – artigos 207 a 214.
Usuário
Por rosimeire alves em 31/12/1969 21:00:00
Não concordo com gabrito. ver o caso de "Cesare Battisti" em julgamento pelo STF em 2009.
"STF autoriza extradição e diz que presidente da República decide sobre entrega de Battisti

Depois de autorizar, por cinco votos a quatro, a Extradição (Ext 1085) de Cesare Battisti para a Itália, em um julgamento que durou três dias de longos debates, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no início da noite desta quarta-feira (18), que a última palavra sobre a entrega ou não do italiano cabe ao presidente da República.
Ao proferir o último voto sobre o mérito do pedido do governo italiano, no início da tarde, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, manifestou seu posicionamento a favor da extradição do ativista Cesare Battisti ao governo italiano, considerando que os crimes imputados ao italiano não tiveram conotação política, e não foram alcançados pela prescrição. Com isso, a Corte autorizou, por cinco votos a quatro, a extradição do italiano. Ficaram vencidos os ministros Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Eros Grau e Marco Aurélio."
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.