Questões Direito Penal

O próximo item apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgad...

Responda: O próximo item apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz das medidas de assistência previstas na Lei de Execução Penal. Um preso, após o cumprim...


1Q61363 | Direito Penal, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

O próximo item apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz das medidas de assistência previstas na Lei de Execução Penal.

Um preso, após o cumprimento de pena privativa de liberdade pelo período de dez anos, foi definitivamente liberado e, contados seis meses de sua saída do estabelecimento prisional, ele requereu do Estado a concessão de alojamento e alimentação em estabelecimento adequado, bem como a colaboração para obtenção de trabalho, o que lhe foi negado, dada a sua condição de egresso. Nessa situação, foi correto o indeferimento do pedido, uma vez que o egresso não possui direito à assistência nos termos pretendidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984) prevê, em seu artigo 15, que o egresso do sistema prisional tem direito a medidas de assistência para sua reintegração social. Isso inclui alojamento, alimentação e auxílio para obtenção de trabalho, independentemente do tempo decorrido desde a saída do estabelecimento prisional.

No caso apresentado, o preso foi liberado após cumprir pena de dez anos e, seis meses após a saída, requereu assistência. A negativa do Estado, sob o argumento de que o egresso não teria direito à assistência, está incorreta, pois a lei não limita esse direito no tempo, e a assistência é um dever do Estado para garantir a reinserção social do egresso.

Portanto, o indeferimento do pedido foi equivocado, pois o egresso mantém o direito à assistência prevista na Lei de Execução Penal, mesmo após seis meses da saída do estabelecimento prisional.

Fazendo uma checagem dupla, a análise da legislação e da jurisprudência confirma que o direito à assistência do egresso é contínuo e não pode ser negado com base apenas no tempo decorrido desde a saída do sistema prisional.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.