Questões Direito Penal

Com relação a assistência educacional e a assistência do trabalho do preso, fatores fun...

Responda: Com relação a assistência educacional e a assistência do trabalho do preso, fatores fundamentais para o reingresso do apenado na sociedade, julgue o item seguinte. SITUAÇÃO H...


1Q61366 | Direito Penal, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação a assistência educacional e a assistência do trabalho do preso, fatores fundamentais para o reingresso do apenado na sociedade, julgue o item seguinte.

SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: João, em cumprimento de pena em regime fechado, ao executar serviço de limpeza dentro do estabelecimento prisional, acidentou-se gravemente, o que resultou na perda de um dos dedos de sua mão direita.
ASSERTIVA: Nessa situação, e considerando-se o fato de que o trabalho interno é remunerado, João tem direito a indenização com base nas disposições legais trabalhistas.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

A questão trata da responsabilidade e do direito à indenização do preso que se acidenta durante o trabalho interno no estabelecimento prisional.

Embora o trabalho do preso seja remunerado, ele não é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou pelas normas trabalhistas comuns. Isso porque o trabalho prisional é regulado por legislação específica, como a Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984).

O artigo 28 da Lei de Execução Penal estabelece que o preso tem direito a retribuição pelo trabalho, mas não equipara essa relação a um contrato de trabalho comum. Assim, não se aplicam automaticamente as normas trabalhistas, inclusive no que diz respeito à indenização por acidente de trabalho.

Além disso, a responsabilidade por acidentes no trabalho prisional é tratada dentro do próprio sistema penitenciário, e eventual indenização deve ser buscada por outras vias, não pelas regras da CLT.

Portanto, apesar do trabalho ser remunerado, João não tem direito à indenização com base nas disposições legais trabalhistas, o que torna a assertiva incorreta.

Checagem dupla: a legislação específica da execução penal e a jurisprudência confirmam que o preso não possui vínculo empregatício típico, e a indenização por acidente de trabalho não é prevista na forma comum do direito do trabalho.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.