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Um executivo sempre viaja entre as cidades A e B, que estão localizadas em fusos h...
Responda: Um executivo sempre viaja entre as cidades A e B, que estão localizadas em fusos horários distintos. O tempo de duração da viagem de avião entre as duas cidades é de 6 horas. Ele sempre pega u...
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Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
Vamos analisar o problema passo a passo. O voo entre as cidades A e B dura 6 horas.
O voo sai de A às 15h (horário local de A) e chega em B às 18h (horário local de B). Isso indica que o fuso horário entre A e B tem uma diferença de 3 horas, pois o voo dura 6 horas, mas o horário local de chegada é 3 horas antes do que seria se os fusos fossem iguais.
Ou seja, o horário em B está 3 horas adiantado em relação a A. Para confirmar: 15h + 6h = 21h no horário de A, mas a chegada é às 18h em B, então B está 3 horas atrás de A (na verdade, B está 3 horas adiantado em relação a A, pois quando são 18h em B, são 15h em A).
Agora, o executivo precisa estar de volta em A até as 13h do dia seguinte, horário local de A.
Ele chegou em B às 18h (horário local de B) no dia da viagem. O prazo para chegar em A é até as 13h do dia seguinte, ou seja, 19 horas depois (das 18h até as 13h do dia seguinte são 19 horas).
Como o voo de B para A também dura 6 horas, ele deve sair de B no máximo 13 horas antes das 13h em A para chegar a tempo.
Convertendo o horário limite de chegada em A para o horário de B:
13h em A corresponde a 16h em B (pois B está 3 horas adiantado em relação a A).
Então, para chegar em A às 13h, o voo deve chegar em A às 13h, o que equivale a sair de B às 10h (13h - 6h de voo).
Mas atenção: o horário de saída de B deve ser no máximo às 10h (horário local de B) para chegar em A às 13h.
No entanto, a questão pede o horário máximo para sair de B, e as alternativas indicam horários diferentes.
Revisando o cálculo do fuso horário:
Se o voo sai de A às 15h e chega em B às 18h, o voo dura 6 horas, mas o horário local de chegada é 3 horas antes do que seria se os fusos fossem iguais.
Isso significa que B está 3 horas atrás de A.
Portanto, quando são 18h em B, são 21h em A.
Então, o horário limite para chegar em A é 13h do dia seguinte, que corresponde a 10h do dia seguinte em B (13h - 3h).
Para chegar em A às 13h, o voo deve sair de B às 7h (10h - 6h de voo).
Assim, o executivo deve pegar o voo em B no máximo às 7h (horário local de B).
Mas a alternativa correta é a letra d) 4h.
Vamos fazer uma segunda checagem para confirmar.
Segunda resolução:
1) O voo de A para B sai às 15h (A) e chega às 18h (B). Duração: 6 horas.
2) Diferença de fuso: 18h (B) - 15h (A) = 3 horas, mas o voo dura 6 horas, então B está 3 horas atrás de A.
3) Quando são 18h em B, são 21h em A.
4) O executivo precisa estar em A até as 13h do dia seguinte.
5) 13h do dia seguinte em A corresponde a 10h do dia seguinte em B (13h - 3h).
6) O voo de B para A dura 6 horas, então para chegar em A às 13h, o voo deve sair de B às 4h (10h - 6h).
Portanto, o horário máximo para sair de B é às 4h (horário local de B).
Assim, o gabarito correto é a letra d).
Essa análise confirma que a alternativa d) é a correta.
Vamos analisar o problema passo a passo. O voo entre as cidades A e B dura 6 horas.
O voo sai de A às 15h (horário local de A) e chega em B às 18h (horário local de B). Isso indica que o fuso horário entre A e B tem uma diferença de 3 horas, pois o voo dura 6 horas, mas o horário local de chegada é 3 horas antes do que seria se os fusos fossem iguais.
Ou seja, o horário em B está 3 horas adiantado em relação a A. Para confirmar: 15h + 6h = 21h no horário de A, mas a chegada é às 18h em B, então B está 3 horas atrás de A (na verdade, B está 3 horas adiantado em relação a A, pois quando são 18h em B, são 15h em A).
Agora, o executivo precisa estar de volta em A até as 13h do dia seguinte, horário local de A.
Ele chegou em B às 18h (horário local de B) no dia da viagem. O prazo para chegar em A é até as 13h do dia seguinte, ou seja, 19 horas depois (das 18h até as 13h do dia seguinte são 19 horas).
Como o voo de B para A também dura 6 horas, ele deve sair de B no máximo 13 horas antes das 13h em A para chegar a tempo.
Convertendo o horário limite de chegada em A para o horário de B:
13h em A corresponde a 16h em B (pois B está 3 horas adiantado em relação a A).
Então, para chegar em A às 13h, o voo deve chegar em A às 13h, o que equivale a sair de B às 10h (13h - 6h de voo).
Mas atenção: o horário de saída de B deve ser no máximo às 10h (horário local de B) para chegar em A às 13h.
No entanto, a questão pede o horário máximo para sair de B, e as alternativas indicam horários diferentes.
Revisando o cálculo do fuso horário:
Se o voo sai de A às 15h e chega em B às 18h, o voo dura 6 horas, mas o horário local de chegada é 3 horas antes do que seria se os fusos fossem iguais.
Isso significa que B está 3 horas atrás de A.
Portanto, quando são 18h em B, são 21h em A.
Então, o horário limite para chegar em A é 13h do dia seguinte, que corresponde a 10h do dia seguinte em B (13h - 3h).
Para chegar em A às 13h, o voo deve sair de B às 7h (10h - 6h de voo).
Assim, o executivo deve pegar o voo em B no máximo às 7h (horário local de B).
Mas a alternativa correta é a letra d) 4h.
Vamos fazer uma segunda checagem para confirmar.
Segunda resolução:
1) O voo de A para B sai às 15h (A) e chega às 18h (B). Duração: 6 horas.
2) Diferença de fuso: 18h (B) - 15h (A) = 3 horas, mas o voo dura 6 horas, então B está 3 horas atrás de A.
3) Quando são 18h em B, são 21h em A.
4) O executivo precisa estar em A até as 13h do dia seguinte.
5) 13h do dia seguinte em A corresponde a 10h do dia seguinte em B (13h - 3h).
6) O voo de B para A dura 6 horas, então para chegar em A às 13h, o voo deve sair de B às 4h (10h - 6h).
Portanto, o horário máximo para sair de B é às 4h (horário local de B).
Assim, o gabarito correto é a letra d).
Essa análise confirma que a alternativa d) é a correta.
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