Questões Direito Administrativo Demais Disposições da Lei 8429 92

Responda: Considera...


1Q667639 | Direito Administrativo, Demais Disposições da Lei 8429 92, Técnico Ministerial, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando as disposições da Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), julgue o item a seguir.


O sucessor daquele que enriquecer ilicitamente estará sujeito às cominações da Lei de Improbidade Administrativa até o limite do valor da herança.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A Lei nº 8.429/1992, conhecida como Lei de Improbidade Administrativa, prevê em seu artigo 7º, parágrafo único, que o sucessor daquele que praticou atos de improbidade administrativa pode ser responsabilizado até o limite do valor da herança recebida.

Isso significa que, se uma pessoa enriqueceu ilicitamente e deixou bens para seus herdeiros, estes poderão responder pelas sanções previstas na lei, mas apenas até o limite do valor dos bens herdados.

Portanto, a responsabilidade do sucessor não é ilimitada, mas existe para garantir que o patrimônio obtido de forma ilícita não seja preservado por meio da sucessão.

Essa previsão visa coibir a impunidade e assegurar a efetividade das sanções contra atos de improbidade, protegendo o interesse público e o erário.

Assim, a afirmativa está correta, pois está em conformidade com o texto legal da Lei nº 8.429/1992.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A Lei nº 8.429/1992, conhecida como Lei de Improbidade Administrativa, prevê em seu artigo 7º que o sucessor daquele que praticou atos de improbidade administrativa pode ser responsabilizado até o limite do valor da herança recebida.
Isso significa que, embora o sucessor não tenha praticado diretamente o ato ilícito, ele pode responder pelas penalidades e ressarcimentos até o montante do patrimônio herdado.
Essa regra visa evitar que o sucessor se beneficie do enriquecimento ilícito do antecessor sem arcar com as consequências legais.
Portanto, a afirmação está correta, pois está em conformidade com o disposto na lei, garantindo a responsabilização patrimonial do sucessor até o limite da herança recebida.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.