Questões Nutrição Dietoterapia

Um paciente branco, de 58 anos d...

Responda: Um paciente branco, de 58 anos de idade, chega à unidade básica de saúde (UBS) para consulta. É hipertenso e diabético e nega tabagismo ou eti...


1Q844347 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Nefrologia Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Um paciente branco, de 58 anos de idade, chega à unidade básica de saúde (UBS) para consulta. É hipertenso e diabético e nega tabagismo ou etilismo. É sedentário, com altura = 1,72 m. Relata fraqueza e perda de apetite gradual, sobretudo nos últimos três meses. Acredita ter perdido peso, mas não sabe precisar. Peso atual em balança digital = 89 kg. Apresenta os seguintes exames: Hb = 14 g/dL; ureia = 40 mg/dL; fósforo = 4,2 mg/dL; e TFG =30,2 mL/min/1,73 m².  
São condutas dietoterápicas para o caso: 0,6 g de proteínas/kg/dia (sendo 50% a 60% de proteínas de alto valor biológico) e redução de ingestão de sódio para valor inferior a 2 g/dia (ou 5 g de NaCl) em adultos.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O paciente apresenta uma taxa de filtração glomerular (TFG) de 30,2 mL/min/1,73 m², o que indica doença renal crônica em estágio 3b, caracterizada por comprometimento moderado a grave da função renal. Nessa fase, a dieta deve ser cuidadosamente ajustada para retardar a progressão da doença e minimizar complicações.

A restrição proteica é uma conduta recomendada para pacientes com doença renal crônica, especialmente a partir do estágio 3. A recomendação de 0,6 g de proteínas por kg de peso corporal por dia é adequada para reduzir a carga renal sem causar desnutrição. Além disso, é importante que 50% a 60% dessas proteínas sejam de alto valor biológico, ou seja, proteínas que contenham todos os aminoácidos essenciais, para garantir a manutenção do estado nutricional.

Quanto ao sódio, a redução da ingestão para menos de 2 g por dia (equivalente a cerca de 5 g de NaCl) é fundamental para controlar a pressão arterial e evitar retenção hídrica, fatores que podem agravar a doença renal e aumentar o risco cardiovascular.

Portanto, a conduta dietoterápica apresentada está correta e alinhada com as diretrizes para manejo nutricional da doença renal crônica, conforme recomendam órgãos como a Sociedade Brasileira de Nefrologia e a literatura especializada.

Segunda checagem: Revisando os parâmetros, a restrição proteica de 0,6 g/kg/dia é padrão para pacientes com TFG entre 30 e 60 mL/min/1,73 m², e a redução do sódio para menos de 2 g/dia é amplamente recomendada para controle da hipertensão e proteção renal. Assim, confirma-se que a alternativa correta é a letra a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.