Em muitas organizações, o trabalho em equipe é fundamental. Na Administração Pública não é diferente, contudo é muito importante que cada servidor e agente público também tenham a presença do ethos público como elemento central de atuação, colocando o interesse coletivo como elemento principal. Para Emmendoerfer (2019), o ethos da administração pública está expresso nos 11 princípios básicos do art. 37 da Constituição Federal de 1988.
Fontes: Fontes: EMMENDOERFER, Magnus Luiz. Inovação e empreendedorismo no setor público. Brasília: ENAP, 2019. CHIAVENATO, lIdalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 201.
A respeito do trabalho em equipe, marque a alternativa INCORRETA .
✂️ a) A falta de confiança entre os membros da equipe atrapalha o trabalho em equipe e pode causar um desperdício de energia e de tempo, bem como desmotiva e contribui para que não haja sucesso no alcance dos objetivos. ✂️ b) A ausência de confiança entre os membros da equipe cria um ambiente propício para o conflito, porém as equipes que receiam conflitos e tentam evitá-los a todo custo podem gerar a falta de comprometimento e impedir o surgimento e a discussão de ideias positivas. ✂️ c) Uma equipe que não se responsabiliza e não se compromete com o interesse coletivo incentiva a mediocridade, gera diferentes tipos de desempenho individual e atribui ao líder o encargo de ser o único responsável pelo desempenho da equipe. ✂️ d) Diferentemente do trabalho em grupo, sabe-se que no trabalho em equipe as pessoas decidem e agem de maneira conjunta, contudo, não há uma interação emocional ou afetiva e muito menos um objetivo comum, pois o que importa é vencer. ✂️ e) A organização hierárquica composta por departamentos e cargos está em extinção. O segredo agora está em juntar as pessoas em equipes ou em grupos integrados de trabalho.