Trabalhar com teoria e metodologia em sala de aula pode se tornar um fardo tanto para o professor quanto para o aluno, se o
docente não pensar as definições operacionais que visem à escola e ao entendimento do aluno, conforme a sua vivência e seu
meio. Os conceitos devem ser trabalhados a partir de um acontecimento histórico que convide o aluno a reflexão: [...] ao fazer
leituras a respeito dos presidentes chilenos do século XX, o aluno deverá ser capaz de efetuar nomeações a partir de dois
conceitos: regimes democráticos e regimes autoritários. Ao fazer esse exercício teórico, ele vai entrar em contato com as
diferentes possibilidades de interpretação, ou de construção, do fato histórico.
(SEFFNER, 2000:261.)
O tratamento de fontes históricas é válido para ajudar nessa reflexão teórica. Pensando numa hipótese de prática especificamente nesse quesito (fontes históricas), para trabalhar as diferentes possibilidades de interpretação, ou de construção do
fato histórico, podemos apontar como correta a seguinte atitude:
✂️ a) Fazer arguições, coletivas e/ou individuais, em que o aluno possa demonstrar o conteúdo aprendido, da maneira mais
fidedigna possível. ✂️ b) Apresentar um mapa mental, devidamente referenciado, que contenha os pontos mais importantes a serem memorizados
rigidamente pelos alunos. ✂️ c) Trabalhar com jornais (virtuais ou físicos) que acompanharam, por exemplo, a ascensão de Pinochet, colocando o aluno em
contato direto com aquela realidade. ✂️ d) Exercitar os tópicos fundamentais apenas através de exercícios estruturais como verdadeiro ou falso, cruzadinha e caça- palavras,
com os conceitos de “democracia” e “ditadura”.