Tendo em vista que o conhecimento histórico, nos Anos Iniciais, deve ser trabalhado pensando no estudante e na sua formação como um sujeito que possui sua própria historicidade, os professores, ao trabalharem e ensinarem História, devem levar em consideração que esse estudante é
✂️ a) um sujeito que é histórico, e que essa historicidade se refere a um dado modo de relação com o tempo e com o espaço, variável de sociedade para sociedade e de período para período. ✂️ b) um sujeito que constrói sua história, que se baseia nas crenças pessoais e familiares e que pode ser moldado na escola, conforme a interação com outros estudantes. ✂️ c) uma criança que está em permanente desconstrução de identidade e pertencimentos, que é variável de sociedade para sociedade e de período para período, que se forma na escola. ✂️ d) uma criança que ainda não possui uma historicidade total, mas que aos poucos percebe que sua relação com o tempo e o espaço depende da historicidade dos outros em relação a sua própria história sendo construída. ✂️ e) um sujeito que ainda não é histórico, porque precisa que essa historicidade se articule a um dado modo de relação com o tempo e com o espaço e se desenvolva durante a escolaridade.