“Desde o final dos anos de 1980 as linguagens
vêm ganhando destaque em publicações sobre o
ensino de história no Brasil. Sob a denominação
de ‘linguagens’ ou ‘novas linguagens’, o olhar do
professor e do pesquisador do ensino de história
tem se ampliado em busca de novas alternativas
didáticas para a aula de história”
Fonte : ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo;
GONTIJO, Rebeca. O ensino de história em questão : cultura
histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV, 2015, p.
97(adaptado).
Sobre a perceptiva do ensino e história, o debate
sobre a inserção das novas linguagens
correspondeu a um contexto em que:
✂️ a) Evidenciou a superação das aulas expositivas,
que eram centradas no professor e na
restrição de uso do livro didático, tirando a
aluno da passividade. ✂️ b) Ampliou o diálogo da história com as demais
áreas de conhecimento, considerando os
discursos e a significação em diferentes
formas de expressão no trabalho com as
fontes históricas. ✂️ c) Possibilitou a inserção das novas tecnologias,
restritas ao uso de imagens como meio
motivador no processo de ensino e
aprendizagem de história. ✂️ d) Atendeu as novas reformas curriculares, em
que o conhecimento histórico acadêmico se
sobrepôs ao saber histórico escolar. ✂️ e) Fortaleceu o campo da didática e dos
conhecimentos pedagógicos, uma vez que
qualificou de forma unânime, todos osprofessores nas diferentes linguagens e
comunicações visuais.