Preocupado com a melhoria na qualidade e na agilidade nas prestações de serviços à sociedade, determinado Tribunal de
Justiça tem buscado conscientizar os seus servidores e demais colaboradores quanto aos propósitos fundamentais da
instituição. Os trabalhos têm buscado atingir dois propósitos fundamentais: otimizar e melhorar a qualidade dos serviços e
buscar métodos de melhoria contínua e de longo prazo. Assim, têm sido realizadas reuniões periódicas com os servidores
interessados em discutir e expor ideias sobre gestão estratégica (eficiência, eficácia e excelência nos serviços públicos) e gestão
estratégica de pessoas. Nas discussões, foram expostos vários entendimentos que se coadunam com a perspectiva a ser
trabalhada. Dentre as afirmativas dispostas a seguir, assinale aquela que NÃO diz respeito ao modelo de gestão estratégica
de pessoas e aos propósitos da instituição.
✂️ a) De nada valem investimentos financeiros ou tecnológicos se não houver pessoas capazes de agregar valor à organização por
meio de soluções criativas e inovadoras e tornar aqueles investimentos eficientes. ✂️ b) A qualidade na prestação dos serviços é, antes de tudo, um estado de espírito das pessoas. A qualidade está muito mais nas
pessoas do que na tecnologia utilizada pela organização, já que são as pessoas que a operam e aplicam. ✂️ c) O processo de melhoria contínua e de longo prazo na prestação de serviços se faz, principalmente, pelo crescimento dos
atuais funcionários/servidores e não necessariamente pelo acréscimo de maior número de pessoas à organização. ✂️ d) O modelo de gestão estratégica de pessoas tem uma conotação administrativa, relacionada a questões burocráticas da
instituição. As instituições são sistemas fechados que operam por meio de mecanismos de cooperação e definem unilateralmente o comportamento organizacional. ✂️ e) Serviços são prestados pelas pessoas em seus contatos com os cidadãos. Quase sempre o serviço é prestado por meio de
um funcionário que serve de interface. De nada vale a melhor intenção e a melhor tecnologia se não houver pessoas capazes
de lidar com os clientes e proporcionar-lhes satisfação.