A gestão de pessoas vem passando por amplo processo de transformação, na medida em que os sistemas tradicionalmente utilizados como referencial - centrados em cargos - vêm demonstrando fragilidades diante do ambiente turbulento e mutável pelo qual vêm passando as organizações, especialmente aquelas insertas em setores de vanguarda. Diante desse cenário, a adoção da ideia de competências no âmbito da gestão estratégica de pessoas, não obstante haver na literatura uma diversidade de interpretações e conceitos, tem o condão de esclarecer aspectos nebulosos sobre a gestão de pessoas, tais como: carreira profissional x achatamento da estrutura organizacional; desempenho x desenvolvimento x potencial; equidade salarial; dimensionamento de quadro etc. Para que a organização adote o modelo de gestão de pessoas com base em Competências, é necessário que a esta identifique suas Competências individuais, que aliadas a outros recursos formam as Competências organizacionais, definidas a partir das Competências Essenciais, de acordo com seus Objetivos e Estratégias. Este processo é denominado na literatura como Mapeamento das Competências. Considerando essas informações, é correto afirmar que na etapa de mapeamento de competências, as atividades realizadas são:
✂️ a) identificação das forças e fraquezas da organização e dos desafios e oportunidades para sua atuação. ✂️ b) classificação dos profissionais mais habilitados para as posições e funções estratégicas. ✂️ c) prospecção de pessoas no mercado para captação de novas competências para a organização. ✂️ d) aplicação de técnicas e dinâmicas para o desenvolvimento das competências desejadas para a organização. ✂️ e) identificação de habilidades comportamentais e técnicas desejáveis para cada cargo da organização.