Determinada organização, atuante no setor de varejo de vestuário há 19 anos, possui uma unidade
voltada ao público masculino e outra ao público feminino. Tem como objetivo proporcionar conforto e
estilo a seus clientes, levando produtos atuais e inovadores da moda. Trata-se de uma organização cuja
receita vem crescendo ao longo dos anos, proporcionando sustentabilidade financeira e consolidação de
negócios. Nessa organização, há dez empregados que atendem nas unidades e o gestor, que é proprietário
do estabelecimento e possui um perfil democrático de liderança. Entretanto, há muitos conflitos entre
os empregados, sobretudo relacionados à disputa por clientes, devido às comissões pagas e a ruídos na
comunicação. Como causa desses conflitos está o desejo do êxito econômico e de status por parte da
equipe de vendas.
FARIAS, A. P. S. et al. Gestão de conflitos: um estudo de caso numa organização do setor de vestuário .
CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, Anais [...] Pernambuco, 08 e 09 de agosto de 2014.
Disponível em:http://www.inovarse.org/sites/.
Acesso em: 15 jul. 2018 (adaptado).
Considerando que os conflitos entremeiamasrelações humanas, emumprocesso natural e imprescindível
para o crescimento dos grupos, é papel do gestor
✂️ a) delegar a mediação a um dos empregados, visto que eles, por vivenciarem a situação, têm mais
condições para resolver os conflitos. ✂️ b) agir como intermediário, incentivando a disputa entre os empregados, para aumentar as vendas e,
consequentemente, o lucro da empresa. ✂️ c) determinar as principais fontes de conflito na organização, para atuar de forma eficaz em sua solução,
demitindo os empregados causadores. ✂️ d) identificar os conflitos na organização, para atuar de forma eficaz em sua solução, confrontando seus
causadores diante do grupo para desacreditá-los. ✂️ e) atuar como mediador, na tentativa de minimizar ou evitar os efeitos negativos, potencializando os
efeitos positivos que poderão advir dos conflitos.