Numa caixa há 4 bolas azuis, 5 bolas brancas e 5 bolas verdes, todas iguais em volume. Janete tem de retirar bolas às cegas da caixa, sem reposição, até ter certeza de que retirou ao menos uma de cada cor.
A quantidade mínima de bolas que Janete tem de retirar para ter essa certeza é igual a
Estágio Probatório é o período de _____ anos de exercício do funcionário nomeado por Concurso para cargo efetivo, destinado a apurar as qualidades e aptidões do servidor para o cargo, julgando a conveniência de sua permanência ou não no serviço.
A lacuna fica corretamente preenchida por
Com base nas disposições acerca da segurança no trabalho, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Entre as medidas preventivas relacionadas à ergonomia no trabalho estão as pausas para propiciar a recuperação psicofisiológica dos trabalhadores, que devem ser computadas como tempo de trabalho efetivo.
( ) Em casos excepcionais e que envolvem um maior risco de contaminação, o uso de luvas estéreis pode substituir o processo de lavagem das mãos.
( ) Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter lavatório em seu interior.

As afirmativas são, respectivamente,
O equipamento cirúrgico que possibilita a realização de imagens intraoperatórias dinâmicas, de alta resolução e em tempo real é denominado
De acordo com as recomendações da ANVISA, se houver necessidade de retirar os pelos para um procedimento cirúrgico deve-se fazê-lo imediatamente antes da cirurgia.
Com base nas recomendações da ANVISA acerca da tricotomia pré-operatória, nos procedimentos cirúrgicos de abdome superior deve-se retirar os pelos desde
De acordo com as recomendações da ANVISA para prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde, o sistema fechado de aspiração deve ser trocado sempre que houver sujidade ou mau funcionamento ou a cada
O Art. 204 da Lei Orgânica Municipal de Abreu e Lima estabelece: “A saúde é direito de todos os munícipes e dever do Poder Público, as políticas sociais, econômicas e ambientais que visem a eliminação do risco da doença e de outros agravos, além do acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Avalie se para atingir os objetivos estabelecidos nesse artigo, o Município deve promover, por todos os meios ao seu alcance, em conjunto com a União e o Estado, os seguintes itens:

I. condições dignas de trabalho, saneamento, moradia, alimentação, educação, transporte e lazer;
II. respeito ao meio ambiente e controle da poluição ambiental;
III. acesso universal e igualitário de todos os habitantes do Município às ações e serviços de promoção e proteção e recuperação da saúde, sem qualquer discriminação.

Está correto o que se afirma em
Avalie se ao servidor é proibido de:

I. Promover ou participar de solenidades de caráter particular e manifestações de apreço ou desapreço nas dependências das repartições públicas municipais, senão expressamente autorizadas por autoridade competente.

II. Dar fé a documentos públicos.

III. Coagir ou aliciar subordinados, com quaisquer objetivos.

IV. Fazer circular ou subscrever lista de donativos no recinto da repartição.


São de fato proibidos, de acordo com a Lei Municipal nº 598/2007, os itens:
De acordo com a Lei Municipal nº 598/2007 - Estatuto dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, Autárquica e Fundacional dos Poderes Executivo e Legislativo do Município de Abreu e Lima, a pessoa legalmente investida em cargo público é denominada
Com base no protocolo de identificação do paciente do Ministério da Saúde, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Pulseiras coloridas de alerta ou etiquetas podem ser utilizadas como identificadoras do paciente, caso não tenha pulseiras brancas na instituição.
( ) Recomenda-se utilizar no mínimo 3 identificadores como nome completo do paciente, nome completo da mãe do paciente e data de nascimento do paciente.
( ) O registro dos identificadores do paciente podem ser impressos de forma digital ou podem ser manuscritos.

As afirmativas são, respectivamente,
Considere um mapa de risco para ambientes com as seguintes características: consultório 1, com um círculo marrom visível, consultório 2, com um círculo amarelo visível, e sala de procedimentos, com um círculo verde visível.
Nesse caso, os riscos representados nesses ambientes são, respectivamente,
Com base na Lei Municipal nº 598/2007, avalie se são deveres do servidor:

I. Assiduidade. II. Pontualidade. III. Discrição. IV. Urbanidade. V. Lealdade e respeito às instituições.

Estão corretos:
De acordo com a Lei nº 8.142/90, a representação dos usuários nos Conselhos e Conferências de Saúde deve ser paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
Isso significa que a soma dos representantes dos usuários de saúde deve
Se é verdade que nem todo x é y, avalie se as seguintes afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F):

I. Ao menos um x não é y. II. Algum y não é x. III. Todo y não é x.

As afirmativas são, respectivamente,
Página 1