Questões Administração Geral Marketing

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de ambiente, sendo usad...

Responda: A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de ambiente, sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. Nesse contexto, considere:


Q117623 | Administração Geral, Marketing , Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de ambiente, sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. Nesse contexto, considere:

I. As forças são competências essenciais da empresa, que estão sobre sua influência, e que podem ser encontradas nas respostas a questionamentos do tipo o que a empresa possui de melhor que seus concorrentes?, o que faz os clientes voltarem à empresa?, dentre outras.

II. As fraquezas são as competências que estão sob influência da empresa, mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva, podendo ser encontradas nas respostas a questionamentos do tipo por que os clientes não voltam depois de uma compra?, os funcionários são capacitados para suas funções?, dentre outras.

III. As oportunidades e ameaças são fatores externos de criação ou destruição de valor, que não estão sob influência da empresa, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.

Está correto o que consta em

David Castilho
Por David Castilho em 01/01/2025 15:49:19🎓 Equipe Gabarite
A Análise SWOT, também conhecida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), é uma ferramenta muito utilizada no planejamento estratégico das empresas. Ela consiste em analisar os fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) que podem influenciar no desempenho e na competitividade da organização.

Vamos analisar cada uma das afirmativas:

I. As forças são competências essenciais da empresa, que estão sob sua influência, e que podem ser encontradas nas respostas a questionamentos do tipo o que a empresa possui de melhor que seus concorrentes?, o que faz os clientes voltarem à empresa?, dentre outras.
- Correto. As forças são fatores internos, controláveis pela empresa, que a destacam positivamente em relação aos concorrentes.

II. As fraquezas são as competências que estão sob influência da empresa, mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva, podendo ser encontradas nas respostas a questionamentos do tipo por que os clientes não voltam depois de uma compra?, os funcionários são capacitados para suas funções?, dentre outras.
- Correto. As fraquezas são fatores internos, controláveis pela empresa, que a colocam em desvantagem competitiva.

III. As oportunidades e ameaças são fatores externos de criação ou destruição de valor, que não estão sob influência da empresa, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.
- Correto. As oportunidades e ameaças são fatores externos, que a empresa não pode controlar, mas que podem impactar positiva ou negativamente em seu desempenho.

Portanto, a alternativa correta é:

e) I, II e III.

Gabarito: e)
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.