Princípios e regramentos da
administração pública federal
Caso:
Um ministério decide substituir um
processo seletivo para bolsistas por
indicações diretas de assessores,
alegando “urgência” para não
interromper um programa. A portaria
que formaliza a mudança é sigilosa “por
interesse do serviço”. Paralelamente, o
ministério apaga do portal os relatórios
de monitoramento do programa,
afirmando tratar-se de “documentos
preparatórios”. Uma servidora questiona
a decisão, citando princípios
constitucionais, a Lei 9.784/1999
(processo administrativo), a LAI (Lei
12.527/2011) e o dever de motivação.
Pergunta: À luz dos princípios e
regramentos aplicáveis, a solução mais
adequada e juridicamente correta é:
✂️ a) Manter as indicações diretas por
urgência, pois a eficiência pode
justificar mitigação da impessoalidade
em situações excepcionais. ✂️ b) Restabelecer o processo seletivo
impessoal, publicar a motivação
explícita e classificar restritivamente
apenas aquilo que se enquadrar nas
hipóteses legais de sigilo. ✂️ c) Manter sigilosos todos os relatórios
por serem “preparatórios”, até o
encerramento do programa, à luz da
LAI. ✂️ d) Convalidar os atos praticados por
autotutela, mantendo a forma
excepcional adotada enquanto durar a
urgência. ✂️ e) Substituir a portaria por uma ordem
de serviço interna, dispensando
motivação por envolver
discricionariedade técnica.